Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue

Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Conferências ambientais

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 29/10/2019

Introdução

Após a Segunda Guerra Mundial, muitos estudos que envolviam o meio ambiente foram realizados no intuito de investigar a respeito dos impactos da intervenção humana no planeta.

Após revoluções industriais, guerras, e desenvolvimentos tecnológicos que ignoraram políticas de preservação do meio ambiente, o saldo descoberto nessas pesquisas foi muito negativo.

Foi assim que diversas lideranças de muitos países, ao se voltarem para essas questões, iniciaram planos de organização para a elaboração de projetos que permitissem o desenvolvimento econômico sem a destruição do meio ambiente. Realizaram-se, então, conferências ambientais


As conferências ambientais são reuniões realizadas entre diversos líderes de países para a discussão e elaboração de projetos para o desenvolvimento sustentável, que consiste no desenvolvimento econômico atrelado à preservação do meio ambiente.

A seguir, mostraremos algumas dessas conferências ambientais e os principais resultados de cada uma - os quais são,  em sua maioria, importantes protocolos que organizam a utilização dos recursos do planeta.

Conferência de Estocolmo

A Conferência de Estocolmo foi realizada no ano de 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia. Foi a primeira conferência ambiental no mundo.

Neste evento, também conhecido como Conferência das Nações Unidos sobre o Meio Ambiente, foi elaborada a Declaração de Estocolmo, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais negativos.

Os principais pontos abordados nessa conferência foram a redução do uso de materiais tóxicos, a preservação do meio ambiente e o financiamento para promover essas ações em benefício do meio ambiente, de modo a atingir o desejado desenvolvimento sustentável.

Essa conferência resultou, também, na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), organização ligada à ONU que se responsabilizaria por questões ambientais.

ECO-92

A ECO-92, ou Conferência das Nações Unidas, ou, ainda, Rio-92, foi organizada pela ONU. Ela foi realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. 

A ECO-92 retomou os projetos estabelecidos na Conferência de Estocolmo, de modo a ampliar suas discussões e, também, o número de países participantes na constituição de políticas sustentáveis

Durante a ECO-92, e com os resultados obtidos desde a Declaração de Estocolmo, concluiu-se que, se os países continuassem a utilizar os recursos do planeta de maneira predatória, seguindo a política capitalista do lucro, não teríamos mais recursos naturais para o próximo século. 

Alguns resultados da ECO-92 foram a Agenda 21, a Convenção do Clima, os Princípios para a Administração Sustentável das Florestas e a Convenção da Biodiversidade.

Rio+10

A Rio+10, conhecida como Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, aconteceu na África do Sul, na cidade de Johanesburgo, em 2002. 

Os 189 países que participaram dessa conferência reafirmaram a questão do desenvolvimento sustentável, também retomando as discussões que vinham sendo feitas anteriormente sobre a utilização e a conservação de recursos naturais renováveis.

Seu principal resultado, contudo, foi a Declaração de Johanesburgo, documento que destacou problemas como a fome e a miséria.

Foram avaliados, também, os resultados obtidos com as demais conferências e protocolos, os quais não foram tão animadores quanto esperado.

Rio+20

A Rio+20 também ficou conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Esta, assim como a ECO-92, foi realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2012. Nessa conferência, participaram 193 países-membros da ONU, o maior número até agora.  

Assim como nas anteriores, foram debatidas questões já em pauta e refletiu-se sobre os resultados obtidos desde a Rio-92. Outras metas também foram estabelecidas, visando o desenvolvimento sustentável nos vinte anos seguintes. Essas questões foram elaboradas no documento “O futuro que queremos”.


Exercícios

Exercício 1
(IFS)

Como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2012, que contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...