Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Continentes

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/4/2019

Introdução

Continentes são geograficamente definidos como uma extensa porção de terra cercado por oceanos. Nos continentes habitam uma diversidade de vida humana, animal e vegetal e  encontram-se também os países definidos por fronteiras. Ao todo, existem cinco continentes: África, Ásia, América, Europa e Oceania. Alguns geógrafos, no entanto consideram também a Antártida como continente, no entanto a afirmação não é consenso entre  os estudiosos. Os continentes são representados na bandeira olímpica, que contém cinco círculos entrelaçados.

Existem países que encontram-se em dois continentes, caso da Rússia e Turquia, que fazem parte da Europa e Ásia, e do Egito, que tem territórios tanto no continente asiático, quanto no africano. A cidade de Istambul, localizada na Turquia, é também uma cidade transcontinental, com parte dos territórios na ásia e parte na europa.

Formação dos Continentes

A explicação para a formação dos continentes é dada pela teoria da Deriva Continental. De acordo com a teoria desenvolvida em 1915 pelo geógrafo alemão Alfred Lothar Wegener, havia apenas um único continente chamado Pangea, cercado por um único oceano de nome Pantalassa. Com o passar do tempo o continente único foi dividindo-se e lentamente deu origem a configuração da terra tal como conhecemos atualmente.

A teoria de Wegener é sustentada pela existência de diversos fósseis animais e plantasencontrados em territórios distantes. O deslocamento das plantas e animais não seria possível devido a distância e a presença do oceano entre os continentes em que os fósseis foram encontrados.

O geógrafo alemão sustenta a teoria ainda pelo contorno dos continentes , que se aproximados, parecem se encaixar. A semelhança entre as estruturas geológicas dos continentes ao serem encaixados também são bastante semelhantes e ajudam a comprovar a teoria da Deriva dos Continentes.

Wegener atribui a formação da Pangeia às erupções vulcânicas existentes no fundo do oceano. Em contato com a água, a lava resfriada lentamente teria formado uma grande porção de terra. Há aproximadamente 300 milhões de anos, a Pangea teria se dividido em dois grande blocos: A Laurásia, que daria origem a América do Norte, Europa e Ásia e a Gondwana, formada pelo que se conhece hoje como América do Sul, África, Índia, Austrália e Ilhas do Pacífico.

Antártida: O sexto continente

A Antártida é a porção de terra localizada dentro do círculo polar Antártico e com toda extensão territorial coberta de neve. A Antártida não é considerada por todos os geógrafos um continente. Muitos acreditam ser apenas uma porção de terra congelada. Os que a defendem como continente, no entanto, afirmam que justamente o fato de ser uma porção de terra cercada por oceanos faz desse território um continente.

Os defensores da denominação de continente defendem ainda que, fazendo comparação com o Ártico, que é apenas uma ilha, a Antártida é sim um continente, o segundo menor entre os conhecidos. No entanto, a Antártida  não aparece nos cinco círculos da bandeira olímpica.

Os demais continentes assim como a Antártida possuem algumas características geológicas, de clima e relevo que são características de cada um. Muito embora, de acordo com a Teoria da Deriva Continental, alguns elementos são encontradas em continentes muito distantes. 

África

O continente africano é o mais pobre e menos desenvolvido social e economicamente entre os seis, formado por 54 países com economia instável e pouca industrialização. O continente possui quatro climas principais: equatorial, tropical, desérticomediterrâneo.

No relevo há predomínio de planaltos. Há planícies costeiras próximas às regiões litorâneas e algumas cadeias montanhosas nas regiões sul e noroeste. Na vegetação, predominam as gramíneas, as árvores de pequeno porte, as savanas e a vegetação desértica.

Ásia

No continente asiático está aproximadamente um terço da extensão de terra do planeta. O continente é composto por 50 países. O indíce de vida da população é um dos maiores do planeta e o destaque vai para as áreas de indústria de tecnologia de ponta.

No relevo, predominam montanhas e planaltos. Os climas predominantes são o siberiano, o desértico e o de monções. Na vegetação são encontrados bosques de coníferas, florestas tropicais e savanas.

América

O chamado novo continente é subdividido em América do NorteCentral e do Sul, que respectivamente são formados por três, vinte e dois e doze países. O relevo da América do Norte é composto por planícies duas cadeias montanhosas, são encontrados os climas ártico, tropical, temperado e desértico. Na vegetação encontram-se taigas, floresta boreal, floresta de coníferas, árvores e arbustos em algumas regiões.

Na América Central o relevo é basicamente montanhoso, com a presença de alguns vulcões ativos, há regiões de clima, seco, outras de clima quente e ainda as de clima frio. Quanto à vegetação, são encontradas florestas vegetais, florestas de pinheiros e arbustos.

Na América do Sul, há regiões de clima tropical, temperado, seco e frio. A vegetação é composta por florestas tropicais, regiões desérticas, florestas de araucária, matas e pradarias. No relevo encontram-se regiões montanhosas, planaltos e serras.

Europa

Chamada de Antigo continente, na Europa encontram-se 49 países. Possui clima temperado, dividido em temperado continental, temperado mediterrâneo e temperado oceânico.

As paisagens são compostas pelo contraste entre terras baixas e cadeias montanhosas. A vegetação, que varia de acordo com o clima é comporta por pradarias, florestas temperadas, taiga, tundra floresta de coníferas.

Oceania

Também chamado de novo continente, pois foi o último a ser descoberto, na Oceania, encontram- se 14 países. Os climas existentes são: árido, tropical, subtropicalmediterrâneo. No relevo encontram-se planaltos, cordilheiras e cadeias de montanha. A vegetação é composta por florestas tropicais, florestas latifoliadas úmidas gramíneas.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

As expressões “velho mundo”, “novo mundo” e “novíssimo mundo” referem-se a uma forma de distinção dos continentes que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...