Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Escassez hídrica no Brasil e no mundo

Maria Clara Cavalcanti
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Última atualização: 7/2/2020

Introdução

Apesar do planeta Terra ser composto majoritariamente por água (75% de seu território é coberto por água), apenas 97% deste montante é própria para o consumo dos seres vivos, ou seja, é água doce. Por isso, quando falamos de escassez hídrica, estamos nos referindo à falta de água doce, tão fundamental para a manutenção da vida no planeta. 

Em muitas partes do mundo a falta de água já é um problema há muito tempo. Alguns fatores compõem esse cenário, como vamos expor aqui. 

Principais causas da escassez hídrica no mundo

Uma das causas de crises de escassez hídrica no mundo é o fato de que a reposição natural desse recurso não acompanha o aumento desenfreado do consumo de água. Esse aumento possui, por sua vez, inúmeros fatores, como o aumento populacional, o aumento na produção de bens de consumo, o consumo de carne e outros produtos que demandam grande uso de água. 

Além disso, o desmatamento e a poluição são fatores fundamentais que contribuem para a diminuição da oferta de água potável. O desmatamento proporciona maior erosão do solo, que por sua vez acelera o processo de assoreamento de rios e lagos, ou seja, o acúmulo de sedimentos nos leitos, o que dificulta o abastecimento de cidades e, assim como a poluição direta, altera a qualidade da água. 

Outro elemento importante a ser considerado é o aquecimento global e as mudanças climáticas, uma vez que a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera são camadas interligadas, o processo de aquecimento do planeta tem proporcionado secas mais severas e alterações no ciclo da água. 

Além disso, é importante pontuar que o problema de falta de água é também uma questão social. A desigualdade social e falta de responsabilidade no manejo e uso dos recursos naturais têm sido determinantes para o futuro da água no mundo. A falta de investimentos em estruturas básicas de fornecimento de água em países mais pobres é uma consequência da crescente desigualdade social entre e intra países. 

Escassez hídrica no Brasil

Legenda: Reserva hídrica do Sistema Cantareira. 

Apesar de ser uma grande potência hídrica, graças a seus enormes reservatórios de água doce, o Brasil passou a sofrer com a falta de água, principalmente a partir de 2014. Em épocas do ano em que os reservatórios costumavam estar bem cheios, o cenário passou a ser diferente, e grandes secas assolaram o país. 

Um dos principais fatores que levaram à crise hídrica no país é de ordem geográfica, uma vez que os reservatórios que existem no Brasil não são bem distribuídos pelo território. A região Norte, por exemplo, que possui 70% da água do país, é também a região com um dos menores índices demográficos. Esse fator gera o desafio da criação de sistemas eficientes para a distribuição do recurso pelo país

Além disso, a poluição e o desmatamento tem degradado os mananciais dos rios, o que provoca a diminuição da quantidade e da qualidade da água própria para o consumo.  

A falta de chuvas e o clima mais seco e quente, decorrentes das transformações climáticas, também foram elementos que contribuíram para a crise da água no Brasil, sendo a região de São Paulo, abastecida pelo Sistema Cantareira, uma das cidades mais atingidas. 

Entretanto, é importante afirmar que a má gestão dos recursos é um elemento central para a eclosão da crise. Isso porque, para criar um sistema de abastecimento eficiente, há a necessidade de uma boa gestão, que realize as obras necessárias, promova um consumo consciente e análises prévias sobre os sistemas de água. 

Referências

ADAS, Melhem. Geografia. 3. ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1994.

MARTINS, Alex. O planeta está sedento. Folha Universal, São Paulo, p. 2A, 16 nov. 2003. 


Exercícios

Exercício 1
(ENEM)

Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...