Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Fases da Lua

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 18/9/2019

Introdução

A Lua é o único satélite natural na órbita da Terra. Destaca-se como o maior satélite natural do sistema solar em relação ao tamanho de seu corpo primário.

Os estudos mais recentes indicam que a Lua surgiu pouco depois do planeta Terra, e a hipótese mais aceita é de que seu surgimento ocorreu a partir do impacto de grandes proporções de detritos terrestres com um corpo que possuía aproximadamente o tamanho de Marte.

A rotação da Lua é sincronizada à da Terra e, após o Sol, ela é o corpo de maior brilho no céu. O modo como a Lua aparece a nossos olhos é, no entanto, diferente, pois ela apresenta quatro fases.

As fases da Lua representam, então, diferentes maneiras como vemos esse satélite ao longo de um ciclo. Essa variação ocorre devido à diferença de posição que a Lua assume em relação à Terra e ao Sol.

As quatro fases da lua são:

  • Nova
  • Crescente
  • Cheia
  • Minguante

Cada uma dessas fases dura cerca de 7 dias, completando um ciclo de, em média, 28 dias totais.

Lua Nova

Nessa fase, a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra e, por isso, não conseguimos observá-la.

Durante o período de Lua Nova, a Lua costuma estar no céu durante o dia, nascendo por volta de 6h e pondo-se por volta de 18h.

Lua Crescente

Cerca de uma semana após a Lua Nova, é possível observar a Lua Crescente, também chamada de quarto crescente. Recebe esse nome pois conseguimos ver apenas ¼ de sua superfície. Com isso, ela aparece com o formato de semicírculo.

Isso acontece porque, nesse período,apenas metade do disco lunar é iluminado.

Nessa fase, a Lua nasce por volta de meio-dia e se põe por volta de meia-noite, mas seu período visível é entre o período da tarde até após o pôr-do-sol.

Lua Cheia

Aproximadamente duas semanas depois da Lua Nova, todo o disco da Lua passa a ser iluminando, formando o que chamamos de Lua Cheia.

Nessa fase, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua e, por isso, é possível observar o satélite em sua totalidade. Nesse período, a Lua nasce por volta das 18h e se põe às 6h e, assim, fica visível durante toda a noite.

Lua Minguante

A Lua Minguante, também chamada de quarto minguante, corresponde à última fase do ciclo lunar.

Assim como na fase da Lua Crescente, apenas ¼ da totalidade da superfície da Lua pode ser vista, apresentando-se, novamente, com o formato de semicírculo. A diferença entre as duas fases é que na Lua Minguante a parte da Lua que é vista está do lado oposto ao que é visto na Lua Crescente.

Nessa fase, o nascimento da Lua se dá por volta de meia-noite, pondo-se por volta de meio-dia. A Lua Minguante é visível principalmente durante a madrugada e no período da manhã.

A Lua e sua influência cultural

A Lua e suas fases são importantes em diversas culturas ao longo da história da humanidade.

Desde a Antiguidade, o ciclo da Lua tornou-se referência para, entre outras coisas, a medição do tempo.

Um exemplo disso é que, no Mundo Antigo, como nas civilizações babilônicas, utilizava-se o calendário lunar, que também era usado pelos egípcios. O mês de 30 dias, que ainda usamos hoje, é uma aproximação do calendário lunar.

Nas primeiras civilizações, como na Era Paleolítica, a Lua era importante para o funcionamento social. A Lua Cheia, por exemplo, em função da luminosidade proporcionada em pleno período noturno, propiciava a realização de caçadas em busca de alimentos.


Exercícios

Exercício 1
(UEMG/2014)

Em uma aula sobre Gravitação, o professor de Física resolveu escrever um poema e mostrá-lo a seus alunos:

“O Sol e a Lua num balé em torno da Terra.

Ora a Lua está entre o Sol e a Terra.

Ora a Terra está entre o Sol e a Lua.”

Os dois últimos versos desse poema referem-se, respectivamente:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...