Uma usina hidrelétrica pode ser definida como uma instalação cuja finalidade é a geração de energia elétrica por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
A estrutura de uma usina hidrelétrica é composta por vários componentes, que trabalham em conjunto e de forma integrada. Entre os mais importantes, pode-se citar:
- Barragem: o propósito desse elemento é interromper o curso natural do rio e, dessa maneira, possibilitar a formação do reservatório. Além de armazenar a água, esses reservatórios também permitem a formação do desnível necessário para a composição da energia hidráulica, a captação da água em volume adequado para funcionamento das usinas e a regularização do escoamento dos rios em períodos de chuva ou estiagem.
- Sistema de captação e adução de água: os sistemas de captação e adução são compostos por túneis, canais ou ductos de metal que tem como função levar a água até a casa de força.
- Casa de força: é na casa de força que se encontram as turbinas, elementos compostos por várias pás ligadas a um único eixo conectado ao gerador. Durante seu movimento, as turbinas são responsáveis por converter a energia cinética (originada do movimento da água) em energia elétrica, por meio dos geradores.
- Vertedouro: o vertedouro é um sistema que tem como função permitir a saída da água do complexo das usinas hidrelétricas sempre que os níveis dos reservatórios dessas ultrapassarem os limites recomendados. As chuvas são um exemplo de fenômeno que pode causar a abertura do vertedouro, evitando enchentes nas regiões próximas a usinas.
Usina de Itaipu, líder mundial em produção de energia. Produz mais de 2,5 bilhões de megawatts/hora. Foi fundada em 1984 e é localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚