Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Intemperismo

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 8/2/2020

Introdução

A natureza está em constante transformação, seja através de processos de origem climática, tectônica, antrópica, ou muitos outros. O intemperismo faz parte disso, atuando nos materiais rochosos.

O intemperismo é caracterizado por um conjunto de ações que atuam nas rochas, transformando-as. Essas ações podem ser de caráter físico, químico ou biológico

É importante ressaltar que as rochas são intemperizadas por diversos jeitos ao mesmo tempo. Ou seja: os tipos de intemperismo não agem de forma isolada. Por exemplo, uma rocha na beira da praia será afetada pela força da onda que bater nela, pela ação intempérica da própria água, e também pelos micro-organismos presentes no ecossistema marinho.

São muitos os fatores que aceleram ou retardam o intemperismo: clima, relevo, rocha mãe, vegetação, características do sol. Vamos vê-los com mais detalhes a seguir, assim como os diferentes tipos de intemperismo.

 Paisagem na Inglaterra. Aqui é possível perceber: a descoloração da rocha - resultado do intemperismo químico - e a presença de plantas de pequeno porte e musgos, que causam intemperismo biológico.

Tipos de intemperismo

Químico

O intemperismo químico modifica as rochas de diversas maneiras, sempre gerando uma reação química entre os agentes envolvidos. O principal é através da água, que em contato com o material rochoso, irá reagir e alterar sua composição química. A temperatura também pode intemperizar a rocha, porém em menor escala do que a água.

Rochas que sofreram intemperismo em um padrão anelar em Taiwan. Os buracos redondos indicam intemperismo químico, assim como a mudança de cor nas rochas.

Físico

No intemperismo físico, processos mecânicos resultam na desagregação de minerais das rochas e também de separação do material rochoso. 

Majoritariamente, as variações de temperatura, pressão e umidade acarretam nesse tipo de intemperização.

água também pode atuar nesse sentido. Ao entrar em ranhuras e congelar, pode aumentar a pressão e acelerar o intemperismo físico.

Estruturas como geleiras ou outros corpos de água no estado sólido podem intemperizar a rocha também. 

Rocha na sul da Islândia. Esta rocha sofreu intemperismo físico pela pressão da água congelada que penetrou suas ranhuras

Biológico

Parede de pedra com líquen, um agente de intemperismo biológico

O intemperismo biológico se dá pela ação de bactérias, líquen, algas e micro-organismos que desprendem e transformam o material rochoso. Em comparação ao intemperismo físico e ao químico, sua ação é menos agressiva e mais lenta, porém perceptível. 

Fatores determinantes do intemperismo 

Clima

É o fator determinante mais importante do intemperismo. O clima é relevante para a ação intempérica por dois motivos.

  • Primeiramente, a temperatura influencia na velocidade das reações químicas. Quanto maiores as temperaturas, mais aceleradas estarão as reações, e consequentemente, a intemperização ocorrerá mais rápido também. Se as temperaturas estão mais baixas, a rocha intemperizará mais lentamente, por conta das reações químicas mais lentas.
  • E também, por causa do regime de chuvas. As mudanças sazonais podem trazer mais ou menos precipitação, o que pode ocorrer em maior ou menor ação intempérica.

Tempo

O passar do tempo implica em um maior tempo de exposição da rocha à ações intempéricas. Ou seja, quanto mais antiga a rocha for, maior será a ação do intemperismo nela.

Relevo

Principalmente importante em se tratando de intemperismo químico. Quanto maior a declividade, menor será a ação da água, visto que esta se acumula em áreas planas ou de pequena declividade.

Rocha-mãe

O material que forma a rocha determina se esta estará mais sujeita ao intemperismo ou não. Dependendo da composição dos minerais, estes podem se desprender mais ou menos rápido, ou se decompor de diversas formas.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Assinale a alternativa que não representa um fator determinante do intemperismo:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...