Ao longo da história da humanidade, o conceito de trabalho vem sofrendo modificações e passando a ter novos domínios e valores.
O trabalho começou quando o homem buscou formas de realizar suas necessidades e, na medida com que essas necessidades são supridas, o objetivo amplia-se em satisfazer as necessidades de outros homens, criando-se assim relações sociais que determinam a condição histórica do trabalho.
O conceito de Modelos de Produção foi concebida por Marx e Engels para definir a maneira pela qual uma dada sociedade se organizava a fim de garantir a produção de suas necessidades materiais, conforme o nível de evolução de suas forças produtivas.
Os Modelos de Produção permitem compreender a forma na qual uma sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. Além disso, também é possível comparar essas relações entre as diferentes sociedades formadas ao longo da história.
É importante salientar que este conceito auxilia na compreensão da realidade, mas não é a realidade. Os Modelos de Produção não existem em sua forma mais pura, uma vez que nas sociedades reais, existem características mescladas de diferentes Modelos de Produção, de acordo com o momento histórico estudado.
Existem vários tipos de Modelos de Produção observados ao longo da história da humanidade, e suas características são definidas de acordo com as relações de produção dominantes.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚