A palavra monopólio é originária das palavras gregas “monos” (um) e “polein” (venda). O monopólio significa o controle exclusivo de um mercado, produto, negócio ou prática econômica que garante vantagens para quem o detém.
Se considera monopólio quando uma empresa domina o processo de produção, comercialização - ou ambos - de determinado produto, deixando uma fatia pequena ou quase nula para a concorrência e regulamento os preços e a oferta no mercado.
Essa prática vai contra o ideal da livre concorrência no sistema capitalista e garante os maiores índices de lucratividade para determinada empresa. Ou seja, quando uma empresa domina a oferta de certo produto ou serviço pode-se dizer que o mercado é dominado por uma estrutura monopolista que garante super lucro para esta. Apesar da maioria dos países possuírem leis para impedirem as formações de monopólio, eles continuam a surgir devido a características do mercado ou a regulamentação estatal.
Certos serviços e demandas, como aqueles considerados comuns à sociedade - energia, água, telefonia - são comuns serem regulados sob o sistema de monopólio. No Brasil, a exploração de Petróleo ainda é gerida sob esse sistema de monopólio estatal.