População Mundial: nº de habitantes e os países mais populosos
Publicado por Gabriela Costa | Última atualização: 19/6/2025Índice
Introdução
De acordo com dados recentes, a população global ultrapassou a cifra de 8 bilhões este ano. Em 1º de janeiro de 2024, espera-se que o número total de pessoas no mundo atinja 8.019.876.189.
Principais conclusões
- População mundial é o total de pessoas no planeta; em 1º de janeiro de 2024 atingiu 8.019.876.189 habitantes (aproximadamente 8,02 bilhões), com concentração desigual entre países como China, Índia, Estados Unidos e Brasil.
- O crescimento populacional resulta da diferença entre nascimentos, mortes e migrações; em 2024 a taxa anual ficou em cerca de 0,9%, equivalente a ~138 pessoas por minuto, mas a desaceleração reflete a queda da fertilidade global.
- O ritmo de expansão atingiu pico nos anos 1960 e vem declinando; o cenário atual combina redução da fertilidade, envelhecimento demográfico e aumento da expectativa de vida, além da queda da mortalidade infantil em muitos países.
- Para o ENEM, foque na diferença entre números absolutos e taxas de crescimento; não confunda países mais populosos (China, Índia, EUA...) com os de maior crescimento e vincule o tema a geografia, economia, saúde pública e políticas sociais.
- As projeções indicam crescimento mais lento: cerca de 14,1 anos para passar de 8 a 9 bilhões, 16,4 anos para 10 bilhões e aproximadamente 10,2 bilhões por volta de 2060; isso orienta políticas de saúde, previdência e planejamento urbano.
Os 10 países mais populosos são:
- China
- Índia
- Estados Unidos
- Indonésia
- Paquistão
- Brasil
- Nigéria
- Bangladesh
- Rússia
- México
Qual a situação atual do crescimento populacional?
A situação atual do crescimento populacional em 2024 mostra que a população mundial é de aproximadamente 8,088 bilhões de pessoas, com uma taxa de crescimento anual de cerca de 0.9%. Isso representa um crescimento quase constante de 138 pessoas por minuto.
Este crescimento, no entanto, está desacelerando em comparação com décadas anteriores. A taxa de crescimento da população atingiu seu pico nos anos 1960 e vem declinando desde então. Enquanto levou cerca de 12,5 anos para a população mundial passar de 7 bilhões para 8 bilhões, estima-se que levará cerca de 14,1 anos para atingir 9 bilhões e 16,4 anos para alcançar 10 bilhões. A projeção é que a população mundial alcance 10,2 bilhões por volta de 2060.
Além disso, a taxa de fertilidade está diminuindo globalmente. Cerca de 74% da população mundial vive em países onde a taxa de fertilidade está em torno ou abaixo do nível de reposição. A tendência é que a população continue crescendo, mas devido ao aumento dos grupos de adultos, e não pelo aumento do número de nascimentos.
Esse fenômeno é conhecido como momento populacional. Também se observa um envelhecimento global da população, com uma proporção cada vez maior de pessoas mais velhas e uma diminuição proporcional de jovens. A expectativa de vida também está aumentando em muitos países, tanto devido a melhorias nas condições para idosos quanto à redução da mortalidade infantil em países onde isso ainda é um problema significativo.
Exercício de fixação
Exercícios sobre População Mundial: nº de habitantes e os países mais populosos para vestibular
UFRR
O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do: