Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

População Mundial

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 9/8/2019

Introdução

Introdução

Quando falamos população mundial nos referimos à quantidade total de habitantes do planeta.

Em abril de 2019, estimou-se que a população mundial chegou a 7,7 milhões de habitantes. E tudo indica que esse número tende a aumentar.

O crescimento, a distribuição, as características, a diversidade étnica, no entanto, são fatores que mostram muitas variações entre as diferentes áreas do planeta. 

Crescimento 

O crescimento da população mundial mostra, cada vez mais, sérias implicações em quase todos os aspectos da vida. 

A saúde, o envelhecimento, a migração em massa, a urbanização, o abastecimento de alimentos, são exemplos de questões que são afetadas em função do crescimento da população.

Alguns problemas aparecem cada vez mais, como mudanças climáticas, a disseminação de doenças, e assuntos sociais como igualdade de gêneros, saúde reprodutiva, maternidade e direitos humanos, por exemplo.

Distribuição da população

A distribuição da população pelos continentes e países não é homogênea. Dessa forma, alguns lugares são mais populosos do que outros. 

Quando falamos em país populoso, estamos nos referindo à população absoluta

A Ásia possui mais de quatro bilhões de habitantes, o que corresponde a 60% da população total. Ali, a China figura como país mais populoso, seguido pela Índia.

A África, por sua vez, possui 1 bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial. 

Na Europa, temos 12% da população mundial, o que resulta em cerca de 733 milhões de pessoas da Europa.

A população da América do Norte corresponde a 5% da população total (358 milhões de pessoas), enquanto que a da América Latina corresponde a 9% (639 milhões de pessoas) e a da Oceania, 0,5% (35 milhões de pessoas).

Os 10 países mais populosos são:

1° - China

2° - Índia

3° - Estados Unidos

4° - Indonésia

5° - Paquistão

6° - Brasil

7° - Bangladesh

8° - Nigéria

9° - Rússia 

10° - Japão

Neste ano de 2019, o Paquistão superou o Brasil, tornando-se o 5° país mais populoso, enquanto o Brasil passou a ser o 6° mais populoso.

Há uma diferença que precisa ser pontuada entre país populoso e país povoadoPaís povoado, diferentemente do populoso, é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, tem a ver com a população relativa (densidade demográfica).

Estrutura Populacional

Para representar a estrutura da população utilizamos pirâmides. Temos diferentes possibilidades de analisar a estrutura da população, por idade, por sexo e por tipologia étnica, por exemplo.

Quando fazemos a pirâmide por idade, a base larga da pirâmide corresponde ao número de jovens de um país, são considerados jovens os indivíduos com faixa etária entre 0 e 19 anos.

A parte afunilada da pirâmide corresponde às pessoas com faixa etária entre 20 e 59 anos, que são considerados adultos. O ápice da pirâmide corresponde aos velhos ou senis, pessoas com idade superior a 59 anos.

Referências

https://nacoesunidas.org/acao/populacao-mundial/ 

https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-ultrapassado-pelo-paquistao-cai-para-6-no-ranking-de-paises-mais-populosos-do-mundo-23742238 


Exercícios

Exercício 1
(UFRR)

O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...