Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Tigres Asiáticos

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 23/4/2019

Introdução

O termo Tigres Asiáticos é usado para caracterizar os quatro países asiáticos que, na década de 1970, passaram por um período de acelerado crescimento e desenvolvimento econômico, industrial e social: Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.

O nome Tigres Asiáticos passou a ser usado para denominar esses países a partir da década de 1980. A  relação com o animal se estabelece por conta da origem asiática do tigre e pela simbologia ligada a força, sagacidade, esperteza e bom desempenho na maior parte das ações que executa.

Dentre os fatores que colaboraram para o crescimento dos países, está o investimento em diferentes setores da indústria. A diversidade de produtos e o modelo industrial voltado para a exportação colaborou para o fortalecimento industrial e o crescimento econômico. O investimento japonês feito ao longo da década de 1970 também foi importante para o crescimento econômico dos tigres.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

A participação japonesa

No decorrer das décadas de1970 e 1980, o Japão, já reconstruído do pós-guerra, investiu na economia dos países que compõem os Tigres Asiáticos enviando filiais de suas importantes e rentáveis empresas, expandindo, assim, suas fronteiras industriais e investindo em um novo e promissor mercado consumidor. 

Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong, por sua vez, permitiram a entrada das indústrias japonesas e colaboraram com a redução de impostos e redução dos valores cobrados por terrenos e mão de obra. Diante dos incentivos, foram criadas as Zonas de Processamento de Exportação, com a intenção de facilitar a redução de impostos, incentivos e doação de terrenos.

crescimento e a estabilização da economia permitiram que os países voltassem seus investimentos para a melhoria do processo produtivo e a qualificação da classe trabalhadora, através de grandes investimentos no setor educacional.

O modelo econômico 

modelo econômico implantado pelos Tigres Asiáticos é dividido em três etapas e apresenta algumas particularidades. Na primeira fase, a economia é basicamente agrícola e distribuidora de matérias primas simples. O país enfrenta altas taxas de analfabetismo e precarização trabalhista. Esse período é também marcado pela dependência de produtos externos, principalmente os industrializados. As poucas indústrias existentes eram precárias e desorganizadas.

A partir da década de 1970, o segundo período é marcado pela vinda de indústrias japonesas. A economia passa por um período de reestruturação com grande investimento industrial e produção de componentes eletrônicos.O modelo majoritariamente adotado foi o da Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), modelo de produção diversificada voltada para a exportação.

No fim dos anos de 1990, já na terceira etapa, os Tigres Asiáticos passaram por um período de depressão econômica, a solução encontrada foi o fortalecimento e modernização das indústrias, estímulos a educação e a garantia de melhoria de salários e direitos sociais. No decorrer da década de 2000 a indústria dos Tigres Asiáticos, embora estabilizada, compete diretamente com a indústria japonesa e dos novos e novíssimos Tigres.

Características dos Tigres Asiáticos

Os quatro países membros possuem algumas características próprias e que ajudam a identificar algumas ações e modelos adotados por eles:

  • Investimento em alta tecnologia
  • Investimento em educação de qualidade
  • Constante valorização salarial
  • Queda na importação de produtos industrializados
  • Investimento educacional no capital humano
  • Concorrência com países de alta industrialização

Novos e Novíssimos Tigres

O modelo de sucesso da economia voltada para a exportação foi copiado por outros países asiáticos. Na década de 1980, esses países ganharam destaque e passaram a integrar o grupo fundado na década de 1970. Os novos integrantes ganharam a denominação de Novos Tigres Asiáticos, são eles: Malásia, Tailândia e Indonésia. Na década de 1990, Filipinas e Vietnã passaram a integrar o grupo, recebendo a denominação de Novíssimos Tigres Asiáticos.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(UNIFOR/2008)

Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...