Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil durante os anos de 1995 e 2002, tempo que comportou seus dois mandatos. Comumente chamado pelas suas iniciais, FHC é também professor universitário, sociólogo, escritor e político.
Sua atuação política marcou profundamente o Brasil. Além disso, foi o criador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), publicou livros importantes e lecionou em algumas das maiores universidades do país e do mundo, como Stanford, Paris, Cambridge e USP.
Fernando Henrique Cardoso nasceu em 1931 e ainda por volta de seus 20 anos envolveu-se na carreira acadêmica, graduando-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e lecionando no curso de Economia na mesma faculdade, por um convite de Florestan Fernandes, de quem foi assistente a partir de 1955. Em 1961, FHC foi realizar pós-graduação na Universidade de Paris.
Durante o Regime Militar no Brasil, foi acusado de subversão pelo governo e acabou por se exilar no Chile, onde viveu por três anos. Lá, lecionou na Universidade do Chile, na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais e no Instituto Latino Americano de Planejamento Econômico e Social. Também neste período, trabalhou na Comissão Econômica para América Latina e Caribe, a CEPAL. Em 1967, mudou-se para França, quando passou a lecionar na Universidade de Paris-Nanterre.
Sua carreira acadêmica no Brasil foi retomada em 1968, quando retornou à USP. Com a instituição do AI-5, FHC foi aposentado do cargo de professor de forma antecipada e compulsória, o que o levou a dar aulas em outras universidades no mundo.