Guerra do Paraguai | o Que Foi, Introdução e Resumo Para Enem
Publicado por Maria Clara Cavalcanti | Última atualização: 19/6/2025Índice
Introdução
A Guerra do Paraguai foi um grande conflito militar que aconteceu entre os anos de 1864 e 1870. Colocou o Paraguai contra a chamada Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Esse conflito foi o mais longo e sangrento episódio de guerra internacional na história da América do Sul. A Guerra do Paraguai é conhecida como Guerra de la Triple Alianza na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande no Paraguai.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Antecedentes
O processo de formação das nações platinas (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) foi permeado por tensões que acabaram por desembocar no conflito armado da Guerra do Paraguai.
Dentre essas tensões, pode-se destacar as negociações entre Brasil e Paraguai em torno dos direitos de navegação no Rio Paraguai e a disputa territorial pela região que hoje corresponde ao Mato Grosso do Sul.
Em 1864, Brasil e Uruguai estavam envolvidos em um conflito armado que resultou na invasão e deposição do ditador uruguaio Aguirre, pondo fim ao governo do grupo político “blanco”. No lugar de Aguirre, o Brasil conseguiu colocar Venâncio Flores, do grupo político “colorado”, para governar.
Aguirre era aliado de Francisco Solano Lopez, então governante do Paraguai. Por isso, como retaliação, o governo paraguaio atacou e aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda.
Além disso, o Paraguai não possuía acesso ao mar e, por isso, o ditador Francisco Solano Lopez, iniciou o processo de busca pelo aumento do território do país. Esperava, assim, chegar ao Oceano Atlântico.
A tensão política e o desejo de conquistar novos territórios que levassem ao mar fizeram com que o Paraguai invadisse a cidade de Dourados, no Mato Grosso, em 1864. Além disso, o ditador Solano Lopez armou inúmeras investidas em território argentino, conseguindo invadir Corrientes e chegando ao Rio Grande do Sul.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
O conflito
Mediante às invasões paraguaias em territórios argentinos e brasileiros, Argentina, Brasil e Uruguai (na época sob o comando dos colorados, aliados do Brasil e inimigos do Paraguai) se uniram e formaram a chamada Tríplice Aliança. O acordo entre os três países foi firmado em um tratado no dia 1° de março de 1865.
As tropas paraguaias que tentaram invadir o Rio Grande do Sul foram derrotadas ainda nos meses de outubro e novembro de 1865.
Até a eclosão da Guerra, o Paraguai era um dos países mais desenvolvidos economicamente da América do Sul. Consistia em um país independente das nações europeias.
Brasil e Argentina, ao contrário, estavam profundamente integrados aos domínio inglês e à nova ordem mundial. Por isso, a Inglaterra se posicionou em prol da Tríplice Aliança, emprestando dinheiro e apoio militar. Esperava que a derrota do Paraguai significasse a derrota de um país de sucesso e independente do poder inglês.
A população escravizada que lutou na Guerra do Paraguai recebeu alforria, uma vez que cidadania e liberdade lhes eram concedidos no momento do ingresso às forças armadas.
Após um grande número de mortos nas tropas brasileiras, em 1866, Duque de Caxias tomou a frente do exército e passou a conquistar muitas vitórias, como a queda do principal ponto de defesa da resistência paraguaia em Humaitá.
Durante 6 anos, intensas batalhas marcaram a Guerra do Paraguai. Dentre as mais relevantes, destacam-se:
- Batalha Naval de Riachuelo;
- Batalha de Curupaiti;
- Batalha de Cerro Corá.
Nesta última, o ditador Solano López foi morto por tropas militares brasileiras e a Guerra do Paraguai chegou ao fim.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Desdobramentos e consequências do conflito
- O Paraguai saiu extremamente prejudicado após a Guerra e não voltou a ser uma potência econômica como era anteriormente. Além disso, estima-se que quase 70% da população paraguaia, em sua maioria homens, tenham morrido no conflito.
- O Brasil saiu prejudicado no aspecto financeiro, uma vez que a guerra foi a causadora do aumento da dívida externa e da consequente dependência econômica de países europeus, como a Inglaterra.
- O exército brasileiro passou por um processo de modernização e fortalecimento após a Guerra do Paraguai.
- Apesar de terem lutado na Guerra do Paraguai e recebido por isso a alforria, a população ex-escravizada, ao retornar ao Brasil após a Guerra, encontrou seus familiares ainda na situação de escravos.
- O grande número de brasileiros mortos e as consequências econômicas negativas para o Brasil fizeram cair a popularidade de Dom Pedro II e deram início à crise da monarquia.
- Apesar do fim da Guerra do Paraguai em 1870, somente em 1876 a paz foi restabelecida, na chamada Conferência de Buenos Aires.
Fotografia de famílias desabrigadas durante a Guerra do Paraguai
Quadro da Batalha de Avaí (uma das batalhas da Guerra do Paraguai), pintado por Pedro Américo.
Exercício de fixação
Exercícios sobre Guerra do Paraguai | o Que Foi, Introdução e Resumo Para Enem para vestibular
ENEM/2014
Na charge, identifica-se uma contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria” que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870), evidenciada na