Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
História do Brasil

Itamar Franco

Maria Clara Cavalcanti
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Última atualização: 17/7/2019

Introdução

Itamar Franco foi o trigésimo terceiro Presidente da República do Brasil, entre os anos de 1992 e 1994, assumindo o cargo após o impeachment de Fernando Collor. O presidente ficou conhecido por implementar, junto ao seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no Brasil, o chamado Plano Real. Antes disso, em sua carreira na política, passou pelos cargos de senador e prefeito.

Biografia

Itamar Franco em 1970

Itamar Franco nasceu em 1930, a bordo de um navio que ia do Rio de Janeiro até Salvador. Cresceu em Juiz de Fora, onde também se formou em  Engenharia Civil e Eletrotécnica. Filou-se ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) em 1958.

Seu primeiro cargo político veio ainda durante a Ditadura Militar, quando, filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), em 1967, foi eleito prefeito de Juiz de Fora. Após se reeleger em 1972, abandonou o cargo para concorrer às eleições para senador por Minas Gerais. Em 1982, reelegeu-se senador, desta vez pelo PMDB. 

Em 1986 afastou-se do PMDB e filiou-se ao PL (Partido Liberal). Entretanto, permaneceu nesse último partido apenas por dois anos, quando uniu-se a chapa de Fernando Collor de Melo e concorreu como vice-presidente. 

Itamar Franco na Presidência da República

Antecedentes: governo Collor

Fernando Collor de Melo assumiu o poder em um momento econômico tenso no país, com altos níveis de desemprego e inflação. Suas medidas econômicas, apesar de conterem a inflação, acabaram por inaugurar um período de profunda recessão no Brasil.

A impopularidade de Collor só aumentava quando várias denúncias de corrupção acusavam o presidente e seus aliados. Nesse contexto, surgiram movimentos de oposição ao presidente, como os chamados caras-pintadas, que foram às ruas pedir o impeachment de Collor. Antes que o processo chegasse ao fim, em dezembro de 1992, Fernando Collor renunciou ao cargo

Fernando Collor e Itamar Franco

Itamar Franco assume a presidência

Itamar Franco assumiu a presidência do país em janeiro de 1993, em meio a um contexto político e econômico complexo, permeado pela recessão, altos índices inflacionários e elevadas taxas de desemprego.

O governo de Itamar foi marcado por enormes esforços para organizar esse cenário. Para isso, buscou realizar alianças com diversos partidos políticos do país, principalmente o PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro) e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). 

Em abril de 1993, assim como estava instituído na constituição, foi realizado um plebiscito a fim de decidir o sistema político de governo do país. A população optou por manter o regime republicano, com 66% dos votos, e o presidencialismo, com 55%. 

Plano Real 

Uma das mudanças mais importantes do governo de Itamar Franco foi o Plano Real, criado por Fernando Henrique Cardoso, então Ministro da Fazenda, sociólogo e um dos fundadores do PSDB. 

O objetivo do Plano Real era regular as taxas da inflação. Para isso, foi criada uma unidade real de valor (URV), que se aplicava a todos os produtos e correspondia a um dólar. Mais tarde, a URV se tornou a nova moeda brasileira, o real.

O Plano desenvolvido por FHC foi eficaz ao controlar a inflação, reduzir o déficit orçamentário e aumentar o poder de compra da população a partir do aumento das taxas de juro. Além disso, como Ministro da Fazenda, FHC promoveu a redução de gastos no orçamento público e a privatização de dezenas de empresas antes estatais.

O fim do governo

O aumento do poder de compra da população e o controle da inflação fizeram com que Itamar terminasse seu mandato com altos índices de popularidade. Em 1994, Fernando Henrique Cardoso candidatou-se à presidência da República e foi eleito com 54% dos votos, contra 27% destinados a Luís Inácio Lula da Silva. 


Exercícios

Exercício 1
(FATEC-SP)

No governo do Presidente Itamar Franco (em junho de 1994) foi lançado, pelo seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano econômico conhecido como Plano Real. Esse plano equiparou a moeda brasileira ao dólar,

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...