Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
História Geral

Atentados de 11 de setembro

Maria Clara Cavalcanti
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Última atualização: 6/1/2020

Introdução

Em 11 de setembro de 2001 o mundo assistiu em choque um dos mais conhecidos e violentos atentados terroristas da história. Nesta data, integrantes da Al-Qaeda, um grupo terrorista fundamentalista islâmico, sequestraram aviões e os lançaram em dois alvos: o World Trade Center, em Nova York, composto pelas famosas Torres Gêmeas; e o Pentágono, em Washington. Mais de 3 mil pessoas morreram no atentado

Memorial 11 de setembro em Nova York. Créditos a Paulo JC Nogueira pela imagem.

A Al-Qaeda 

A Al-Qaeda surgiu em 1988, no Afeganistão, como um grupo de resistência à invasão soviética no território. Se, em um primeiro momento, o grupo tinha apoio dos Estados Unidos, a situação mudou drasticamente nos primeiros anos da década de 1990, quando o grupo adotou uma postura anti-norte-americana radical. O grupo era liderado pelo saudita Osama Bin-Laden

O grupo defende que os Estados Unidos exercem uma força opressora e de exploração contra os muçulmanos. Essa percepção teve início na invasão do Iraque ao Kuwait em 1990, quando Bin Laden ofereceu as forças armadas da Al-Qaeda para proteger a Arábia. Quando os sauditas recusaram a oferta e aceitaram que os Estados Unidos instalassem suas bases militares na península arábica, local onde estavam os mais importantes santuários islâmicos, Bin Laden se virou contra os norte-americanos. 

A Al-Qaeda, assim como muitos outros grupos fundamentalistas, acredita que está em uma jihad, a ideia de uma Guerra Santa, que justifica seus ataques violentos. 

O atentado

19 pessoas foram responsáveis por sequestrar quatro aviões e realizar o atentado. Dois deles foram lançados nas Torres Gêmeas, que faziam parte do complexo de prédios comerciais do World Trade Center. Um foi lançado no Pentágono, sede do Departamento de Defesa do país, e outro caiu antes de atingir o alvo. Este último tinha como alvo Capitólio, sede do Poder Legislativo dos EUA. 

Este, que foi o maior ataque terrorista no país desde que os japoneses atacaram a base naval de Pearl Harbor em 1941, deixou 2996 pessoas mortas, além dos 19 terroristas.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2018)

Na América do SuI, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a AI Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...