Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
História Geral

Roma

Daniel Zem Bernardes
Publicado por Daniel Zem Bernardes
Última atualização: 11/4/2019

Introdução

Panorama da cidade de Roma

Hoje capital da Itália, Roma já foi o coração de um dos maiores impérios da antiguidade. Situada no centro da península italiana, a cidade detém dentro do seu território muita história. É conhecida como a cidade eterna, por ter resistido a tantos períodos da história, sempre mantendo sua importância religiosa, política e cultural.

Já sabemos que Roma possui uma grande imponência histórica, mas assim como tudo neste mundo, ela teve seu início e seu desenvolvimento. Assim fica a pergunta: Como e quando surgiu a Cidade de Roma?

Origem da cidade de Roma

Tudo começou com o processo de ocupação e povoamento da península Itálica, mais especificamente, de uma planície encontrada na região centro-ocidental da península, conhecida como Lácio.

Acredita-se que os povos que habitavam o Lácio, previamente a formação da cidade de Roma, eram fruto de invasões indo-europeias e das diásporas gregas, o que explica a forte influência grega na formação de Roma. Com o povoamento de Lácio, houve a necessidade dos povos de se defenderem das invasões dos povos do nordeste da península Itálica. Assim, às margens do Rio Tibre forma-se uma fortificação militar e dentro dela um núcleo urbano, que, por fim, veio ser a cidade de Roma.

Além da origem histórica de Roma que vimos acima, existe a origem lendária, contada por Virgílio na sua obra Eneida. Segunda a Lenda, Roma teria sido fundado pelos irmãos Rômulo e Remo, que eram descendentes do deus Marte e de Enéas, herói de Troia.

A lenda diz que a mãe de Rómulo e Remo era sobrinha do Rei de Alba, que os atirou nas correntezas do rio Tibre. Por um milagre, o cesto onde os bebês estavam, atolou em uma das margens do Rio, onde foram salvos por uma Loba que os amamentou em uma caverna. Remo e Rômulo cresceram e se tornaram líderes, erguendo juntos a cidade de Roma. Contudo, os irmãos entraram em uma disputa pelo poder, o que levou a Rômulo matar o seu irmão, Remo, tornando-se assim, o primeiro rei de Roma.

Formada Roma, ela se desenrolou por milhares de anos em um dos maiores impérios da história, ocupando quase todo o território da Europa e norte da África, sendo a cidade eterna o símbolo e a capital do império romano. Posteriormente, com a divisão do império em dois, a cidade tornou-se capital do império romano do Ocidente.

Loba amamentando Rômulo e Remo

Características de Roma

Sobre o local onde foi construída

  • Roma foi construída às margens do Rio Tibre, mais especificamente na jusante e montante;
  • Roma foi erguida primeiramente no monte Palatino e depois se expandiu em todas as sete colinas de Roma: Aventino, Capitólio, Célio, Esquilino, Palatino, Quirinal e Viminal.

Sobre o seu plano

  • A antiga Cidade de Roma era dividida em 22 distritos no seu centro e 35 setores urbanos. Essas divisões foram absorvidas apenas em 1911;
  • Uma muralha envolve o centro da cidade de Roma. Muito dela ainda se mantém erguida;
  • Dentro do centro de Roma, se encontram hoje as grande atrações da cidade eterna, como as suas lindas basílicas, o Coliseu, o Pantheon e o Circo Máximo;
  • Dentro das dependências de Roma, também se encontra o Vaticano, que é um estado soberano (o menor do mundo), portanto, independente da Itália. O Vaticano é a sede da Igreja Católica Apostólica Romana.

Sobre suas dimensões

  • Roma possui uma área de 1285 km²;
  • Roma possui uma população de 2,8 milhões de pessoas. Ela é a quarta cidade mais populosa da União Europeia.

Vaticano

Curiosidades

  • Roma nem sempre foi a capital da Itália. Até 1870, a capital Italiana era Florença;
  • Roma é a única cidade do mundo que engloba um Estado soberano. O Vaticano é um país independente;
  • Roma foi a primeira cidade a alcançar a população de um milhão de pessoas. Isso Ocorreu no ano de 133 a.c (antes de cristo).

Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Existe uma lenda sobre a origem de Roma. Quais eram os protagonistas da lenda?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...