Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Inglês

Past perfect continuous

Alanis Zambrini
Publicado por Alanis Zambrini
Última atualização: 30/10/2019

Introdução

O past perfect continuous é um tempo verbal da língua inglesa, sendo muito utilizado quando temos dois ou mais eventos (ou ações) que aconteceram no passado (ambos devem ter ocorrido no passado), sendo que um aconteceu antes do outro.

Parece um pouco complicado, eu sei, mas vem comigo que eu vou te ensinar certinho como podemos aprender esse tempo verbal de um jeito fácil. Assim, se ele cair no vestibular você vai estar mais do que preparado(a).

Funções do past perfect continuous

Como eu disse lá em cima, nós vamos usar o past perfect continuous para falar de ações ou eventos que aconteceram antes de outra ação ou evento no passado. Assim, uma das funções do past perfect continuous é falar sobre ações ou eventos que começaram antes de um determinado momento no passado e ainda estavam em andamento até aquele momento (que também é no passado).

Ainda parece um pouco abstrato, não é? Mas vamos ver alguns exemplos, assim, você vai conseguir entender melhor como usamos esse tempo verbal:

  • It was so difficult to get up last Monday for school. I had been working on my essays the night before and I was very tired. - Foi tão difícil acordar na segunda-feira passada para a escola. Eu estava trabalhando nos meus ensaios na noite anterior e estava muito cansado(a).

Aqui, o past perfect continuous põe mais foco na atividade de fazer os ensaios até um determinado momento no passado. Além disso, eu ter feito os ensaios foi uma ação anterior à ação de acordar para ir à escola ontem. Note que, mesmo assim, estamos falando de duas coisas no passado. A única diferença é que uma aconteceu na segunda passada (acordar) e a outra aconteceu no domingo passado (fazer os ensaios uma noite antes de acordar).

Vamos ver um outro exemplo de uso desse tempo verbal:

  • Pessoa A: Why did you decide to go travelling for a year? - Por que você decidiu viajar durante um ano?
  • Pessoa B: Well, I’d been reading an amazing book about a woman who rode a horse around South America. I was just halfway through the book when I decided I had to go travelling and that was it. I just took a year out of work and went. - Bom, eu estava lendo um livro incrível sobre uma mulher que andava a cavalo pela América do Sul. Eu estava no meio do livro quando decidi que tinha que viajar e foi isso. Eu só tirei uma folga de um ano do trabalho e fui.

Aqui, o past perfect continuous põe foco na atividade da pessoa estar lendo o livro no momento em que ela faz a decisão de ir viajar. Ou seja, ela estava lendo (ação anterior no passado) e decidiu viajar (ação posterior no passado, que aconteceu depois de ela já estar lendo). Aqui, é importante notarmos que a pessoa em questão não tinha terminado o livro quando tomou a decisão de viajar, tendo uma ação contínua acontecendo no passado, juntamente com outra.

Além disso, nós podemos usar o past perfect continuous para falar sobre eventos que começaram antes de um tempo no passado e que terminaram, mas cujos efeitos ou resultados ainda eram importantes em um ponto no passado.

Vamos ver um exemplo:

  • It had been raining and the ground was still wet. - Esteve chovendo e o chão ainda estava molhado.

Formação do past perfect continuous

O past perfect continuous é formado por três verbos: dois auxiliares e um verbo principal. Os verbos auxiliares são a forma no passado do verbo have (had) e a forma do past participle do verbo to be (been).

Assim, temos a seguinte regrinha de formação para fazermos frases afirmativas com esse tempo verbal:

  • Sujeito + had + been + verbo principal acrescido de ing + resto da frase

Porém, é importante prestar atenção! O hadtambém pode aparecer contraído no sujeito da frase, como I’d been, you’d been, etc. Além disso, tome cuidado com a forma negativa e interrogativa desse tempo verbal.

Na frase negativa, temos que colocar a palavra de negação not entre o had e o been. Além disso, também podemos contrair o not junto com o had, formando a palavrinha hadn’t.

Já na frase interrogativa, temos a seguinte construção:

  • Had + sujeito + been + verbo acrescido de ing + resto da frase + ?

Vamos ver alguns exemplos de frases para não errarmos nunca mais esse tempo verbal:

  • He had been drinking milk out the carton when Mom walked into the kitchen. - Ele estava bebendo leite direto da caixinha quando mamãe entrou na cozinha.
  • I hadn’t been working at the company for five years when I got the promotion. - Eu não estava trabalhando na empresa há cinco anos quando recebi a promoção.
  • Had the program been working well since 1945? - O programa estava funcionando bem desde 1945?

Exercícios

Exercício 1
(IESES/2014)

The Past Perfect Continuous form of the sentence “I have been waiting for 20 minutes.” is:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...