Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Literatura

A Mão e a Luva

Alanis Zambrini
Publicado por Alanis Zambrini
Última atualização: 19/12/2018

Introdução

A Mão e a Luva” é um romance escrito por Machado de Assis e publicado em 1874 em folhetins no jornal “O Globo”. 

É uma obra que se encaixa na fase romântica do autor, e conta com um enredo minimalista, mas com uma grande elegância estilística na sua forma de escrita, sendo considerado pela crítica como uma “pérola da literatura pátria”.

Resumo

A história de “A Mão e a Luva” é narrada em terceira pessoa, por um narrador onisciente e onipresente e se passa em Botafogo, no Rio de Janeiro. Nela, podemos acompanhar a vida de Guiomar, que no início da história conta com apenas 17 anos. A moça é afilhada de uma baronesa e possui um enorme desejo de ascender socialmente.

Durante o enredo, Guiomar é disputada e cortejada por três homens distintos: JorgeEstevão Luís Alves. Cada um possui uma personalidade diferente e busca conquistar Guiomar de formas diferentes.

  • Estevão é o típico homem romântico, que ama Guiomar de uma forma pura e inocente, mas extremamente passional, já que ele é bem sentimental. 
  • Jorge é um homem muito calculista, que decide conquistar a moça se aproximando daquelas que moram junto com ela: a baronesa e a empregada inglesa, Mrs. Oswald, uma confidente leal de Guiomar.
  • Luís Alves é o último a cortejar Guiomar, pois só passa a admirá-la com o passar do tempo, mas é um homem resolvido, esperto e muito ambicioso.

Em meio a essa batalha, Guiomar acaba por dispensar Estevão, mas fica em desespero com Jorge, que convence a baronesa e Mrs. Oswald de que ele era o melhor partido para a moça e pede a mão dela em casamento.

Com isso, Mrs, Oswald conversa muito com Guiomar e diz para ela o quanto Jorge seria um bom marido. Porém, logo no dia seguinte do pedido feito por Jorge, Luís Alves decide pedir a mão da moça em casamento a partir de um bilhete que Guiomar havia mandado para ele, o que gera uma confusão na casa.

A baronesa pede que Guiomar escolha entre os dois, e ela acaba por escolher Jorge, pois não queria que a madrinha ficasse desapontada e zangada. Porém, a senhora vê que Guiomar prefere Luís e está apaixonada pelo moço, e decide consentir o casamento entre os dois.

Assim termina a história de “A Mão e a Luva”, com o casamento de Guiomar e Luís, enquanto Jorge fica conformado com sua falta de sorte e Estevão sonha com seu suicídio durante o casamento.

O título do livro é explicado durante o final da história, com o seguinte trecho:

“— Mas que me dá você em paga? Um lugar na Câmara? Uma pasta de ministro?

— O lustre do meu nome, respondeu ele.

Guiomar, que estava de pé defronte dele, com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido, e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão...”

Assim, nós leitores podemos ver como Guiomar e Luís Alves combinam e são feitos um para o outro, como uma luva é feita sob medida para uma mão, já que ambos são jovens ambiciosos e resolutos, por isso o título do livro: “A Mão e a Luva”.

Personagens Principais

Guiomar

Protagonista do romance, é uma menina ambiciosa, que quer ascender socialmente a todo custo. Mora com sua madrinha depois da morte da mãe e tem como grande confidente sua empregada inglesa. É cortejada por Estevão, Jorge e Luís, mas acaba por casar com Luís, que tem muitas coisas em comum com a moça.

Estevão 

Típica figura do homem romântico, Estevão é um grande sentimentalista e fatalista, e declara ter um grande amor por Guiomar, mas é rejeitado tanto pela moça quanto pela família dela.

Jorge

Homem calculista e estrategista, Jorge acaba pedindo a mão de Guiomar ao convencer sua confidente e sua madrinha de que ele seria o melhor partido entre os três, porém é rejeitado no final.

Luís Alves

Homem ambicioso e resolvido, Luís é o par perfeito para Guiomar, pois tem uma personalidade muito parecida com a da moça. Acaba por admirá-la com o passar do tempo, e, no final, casa com Guiomar.

Personagens secundárias

Baronesa

Madrinha de Guiomar, não tem seu nome revelado em “A Mão e a Luva’”, mas cumpre um papel maternal muito importante para a moça. Gosta muito de Jorge e queria que a afilhada se casasse com ele, mas percebendo que ela estava apaixonada por Luís, decide consentir e apoiar o casamento dos dois.

Mrs. Oswald

Empregada inglesa da família, é uma grande confidente de Guiomar, dando conselhos e ajudando a moça no que ela precisasse. Gosta muito de Jorge e tenta convencer a moça a se casar com ele.


Exercícios

Exercício 1
(UFSCar)

Sobre Machado de Assis, pode-se dizer que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...