Paulo Menotti del Picchia (1892-1988) foi um escritor brasileiro da primeira geração do Modernismo. Formado em Direito, quando jovem, teve contato com a literatura anti modernista, mas, após o fim da I Guerra Mundial, no ano de 1918, passou a compor o grupo responsável pela Semana de Arte Moderna, a qual viria a acontecer em 1922.
Quando passou a fazer parte do grupo de artistas envolvidos com a estética modernista, tornou-se um dos grandes articuladores no que diz respeito à divulgação desse novo tipo de arte.
Menotti del Picchia fez parte, também, dos movimentos verde-amarelo e “Bandeira”, ao lado de outros escritores, tais quais Cassiano Ricardo e Cândido Motta Filho.
Na contramão do que acontece com a maior parte dos autores escolhidos para figurar nos estudos literários, Menotti del Picchia começou sua carreira literária aclamado pela crítica, com suas primeiras obras, sobretudo com o poemeto sertanista “Juca Mulato”, publicado em 1917.
No entanto, com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que a estética modernista ganhava força, o autor se aproximava da cultura de massa.