Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Literatura

Pop Art

Laisa Ribeiro
Publicado por Laisa Ribeiro
Última atualização: 28/9/2018

Introdução

Você já viu aquelas montagens de fotos em que está uma do lado da outra com cores muito vibrantes? Pois saiba que este tipo de composição é uma referência a um movimento artístico muito popular nos anos 1960: o Pop Art.

Obra com características da Pop Art, feita por Andy Warhol.Obra com características da Pop Art, feita por Andy Warhol. 

O que é Pop Art?

Esse movimento artístico surgiu no final dos anos 1950, nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas atinge o ápice de sua popularidade nos anos 1960.

Mas o que significa essas duas pequenas palavras em inglês? Elas são abreviação da expressão Popular Art, que, em português, equivale à arte popular.

Essa arte popular se referia ao que estava surgindo de novo no período histórico:

  • o poder da publicidade e das propagandas;
  • as revistas em quadrinhos;
  • o desenho industrial;
  • os cartazes.

O movimento Pop Art surge com o objetivo de utilizar esses meios de comunicação como objetos de consumo em suas obras. O intuito é criar uma crítica sobre como tudo aquilo estava dominando a sociedade.

Por causa disso, o artista Andy Warhol fez obras com o rosto da atriz Marilyn Monroe - que ele considerava um objeto cultural - e com a imagem de embalagens de sopas, as famosas sopas Campbell.

A ideia era colocar o que estava em alta na arte. Um exemplo da atualidade seria colocar o rosto do polêmico presidente dos Estados Unidos Donald Trump em uma obra:

Trump representado pela Pop Art 

O Pop Art pega tudo o que era considerado vulgar, mundano, das massas, e coloca em cima do pedestal da arte.

Seu material de trabalho é aquilo que era novidade na época. Com o advento dos eletrodomésticos e do american way of life, geladeiras, alimentos enlatados, carros e estradas tornam-se temáticas para a arte. Além disso, o Pop Art abusava de elementos das HQs, dos jornais, das revistas, da propaganda e das fotografias.

Nomes importantes do movimento

  • Andy Warhol
  • Robert Rauschenberg
  • Tom Wesselmann
  • Jasper Johns
  • Roy Lichtenstein

Andy Warhol

A figura mais conhecida do movimento foi a de Andy Warhol. Quando se pensa em Pop Art, se pensa em Warhol. Ele soube trabalhar muito bem as questões da fama, do status social e da violência.

Para o artista, a imagem se tornara tão mecânica quanto os carros construídos no modelo fordista. Sua opinião era a de que as celebridades eram vazias e impessoais. Por esse motivo, ele usou a serigrafia para colocar a imagem de Elvis Presley e Marilyn Monroe em suas obras.

Marilyn Monroe vista pelos olhos de WarholMarilyn Monroe vista pelos olhos de Warhol

Além disso, ele não deixava de utilizar símbolos do consumismo e do capitalismo, como a Coca-Cola. Ele mesmo se tornaria uma celebridade nessa época, como os produtos e as pessoas que eternizou em seus trabalhos.

Ponte que ganhou o nome de Andy WarholPonte que ganhou o nome de Andy Warhol 

Roy Lichtenstein

Outro nome notável do movimento é o de Roy Lichtenstein. O artista trouxe o universo das histórias em quadrinho para a arte.

Ele usava tinta a óleo e acrílica, além de uma técnica pontilhista que simulava fielmente os pontos presentes nas imagens das revistas.

Seus quadros logo se tornaram símbolos da era moderna. Abriram um debate sobre a linguagem e as novas formas artísticas que estavam surgindo. Hoje em dia, a HQ também é considera arte!


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2012)

Observe as imagens abaixo:

obra Pop Art de time de futebol por Nelson Leirner. Questão Enem 2012

obra Pop Art de Rubens Gerchman de time de futebol. Questão Enem 2012

As imagens representam, respectivamente, as obras “Futebol”, do artista plástico Nelson Leirner; e “Superhomens”, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornando-as objetos de arte.

A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...