Senhora é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente e onipresente. Na obra, podemos acompanhar a história de Aurélia Camargo (a protagonista do romance), filha de uma costureira pobre e órfã de pai.
Depois de perder seu irmão, Aurélia acaba se apaixonando por Fernando Seixas, um homem muito ambicioso, e namora-o durante um tempo, desejando casar-se com ele um dia. Porém, o rapaz desfaz a relação ao decidir se casar com Adelaide Amaral, mulher rica que lhe renderia um bom dote e uma vida cheia de confortos.
Depois do tempo passar, Aurélia acaba perdendo sua mãe também, mas recebe uma grande herança de seu avô, podendo ascender socialmente. Quando consegue esse feito, diversas pessoas começam a olhá-la com outros olhos, passando a cobiçá-la. Logo, Aurélia estava cheia de pretendentes interesseiros, que queriam viver confortavelmente com a sua fortuna.
Sabendo que seu antigo namorado, Fernando, estava sem dinheiro, Aurélia decide conversar com seu tutor e tio, Lemos, para negociar seu casamento com o homem em troca de um dote de cem contos de réis. A única condição para a negociação era que o noivo não poderia conhecer a identidade da noiva até as vésperas do casamento.
Quando chega o casamento, Fernando descobre que Aurélia é a noiva, e que a moça estava se vingando dele por ter sido trocada quando era mais nova. Os dois se casam, mas vivem um casamento de aparências, pois Aurélia humilha constantemente o homem ao falar que “comprou-o”. Assim, eles se passam por um casal perfeito, mas quando estão na intimidade de seu lar, só brigam.
Porém, depois de um tempo, Aurélia começa a perceber que seu amor por Fernando é maior que a sua vingança, e ele também percebe que nunca deixou de amá-la. Em meio a isso, Fernando resolve devolver o dinheiro para a senhora, querendo se ver livre de sua obrigação.
Com isso, temos o final de “Senhora”: quando Fernando devolve o dinheiro e está prestes a ir embora, Aurélia declara seu amor por ele. Assim, os dois decidem ficar juntos e, estando apaixonados, acabam vivendo felizes.