Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Senhora – Resumo

Literatura - Manual do Enem
Alanis Zambrini Publicado por Alanis Zambrini
 -  Última atualização: 29/9/2023

Introdução

Senhora é um romance escrito por José de Alencar, publicado em 1874 na forma de folhetim. É um dos últimos romances do autor, que irá morrer três anos depois, e juntamente com “Iracema” e “Lucíola”, é um dos melhores livros escritos por ele.

A obra pertence ao Romantismo, por sua temática, seu modo de escrita e seu final feliz. É conhecido por ser um romance urbano, que difere de outros romances campestres e indigenistas do autor.

O romance é dividido em quatro partes que definem uma troca comercial (o preço, quitação, posse e resgate), simbolizando a temática principal da obra: o casamento por interesse, bastante comum durante o século XIX.

Apesar da obra ainda ficar presa ao ideal romântico de que o amor pode redimir tudo, ela inova ao trazer alguns elementos que prenunciam o Realismo, como um maior nível de densidade psicológica e a crítica à futilidade e à fragilidade dos valores burgueses. 

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

Resumo

Senhora é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente e onipresente. Na obra, podemos acompanhar a história de Aurélia Camargo (a protagonista do romance), filha de uma costureira pobre e órfã de pai.

Depois de perder seu irmão, Aurélia acaba se apaixonando por Fernando Seixas, um homem muito ambicioso, e namora-o durante um tempo, desejando casar-se com ele um dia. Porém, o rapaz desfaz a relação ao decidir se casar com Adelaide Amaral, mulher rica que lhe renderia um bom dote e uma vida cheia de confortos.

Depois do tempo passar, Aurélia acaba perdendo sua mãe também, mas recebe uma grande herança de seu avô, podendo ascender socialmente. Quando consegue esse feito, diversas pessoas começam a olhá-la com outros olhos, passando a cobiçá-la. Logo, Aurélia estava cheia de pretendentes interesseiros, que queriam viver confortavelmente com a sua fortuna.

Sabendo que seu antigo namorado, Fernando, estava sem dinheiro, Aurélia decide conversar com seu tutor e tio, Lemos, para negociar seu casamento com o homem em troca de um dote de cem contos de réis. A única condição para a negociação era que o noivo não poderia conhecer a identidade da noiva até as vésperas do casamento.

Quando chega o casamento, Fernando descobre que Aurélia é a noiva, e que a moça estava se vingando dele por ter sido trocada quando era mais nova. Os dois se casam, mas vivem um casamento de aparências, pois Aurélia humilha constantemente o homem ao falar que “comprou-o”. Assim, eles se passam por um casal perfeito, mas quando estão na intimidade de seu lar, só brigam.

Porém, depois de um tempo, Aurélia começa a perceber que seu amor por Fernando é maior que a sua vingança, e ele também percebe que nunca deixou de amá-la. Em meio a isso, Fernando resolve devolver o dinheiro para a senhora, querendo se ver livre de sua obrigação.

Com isso, temos o final de “Senhora”: quando Fernando devolve o dinheiro e está prestes a ir embora, Aurélia declara seu amor por ele. Assim, os dois decidem ficar juntos e, estando apaixonados, acabam vivendo felizes.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Personagens Principais

  • Aurélia Camargo: é a personagem principal de “Senhora”. É descrita como uma mulher diferente de todas as outras que viviam naquela época, destacando-se por sua maneira de pensar e de agir, sendo muito ambiciosa e rebelando-se contra aquilo que não achava justo ou correto. Vem de uma origem humilde, mas acaba ganhando uma herança e ascendendo socialmente. Planeja uma vingança contra seu ex-namorado (Fernando) e compra-o com um dote, mas acaba se apaixonando novamente por ele e vivendo feliz em seu casamento com o homem.
  • Fernando Seixas: homem ambicioso, namorava Aurélia quando ela era pobre, mas acaba trocando-a por Adelaide, pois queria casar por interesse. Depois, acaba ficando endividado e aceita que Aurélia compre-o, sabendo sua identidade de noiva apenas na véspera do casamento. Acaba ficando com raiva dela por humilhá-lo ao falar que o comprou, mas depois percebe que sempre a amou e passa a viver um casamento feliz com ela.
  • Lemos: tio e tutor de Aurélia, ajuda-a com diversos casos e faz negócio com Fernando, para que Aurélia compre-o por um dote.
  • Adelaide Amaral: mulher rica, poderosa e sensual, cujo dote acaba fazendo com que Fernando trocasse Aurélia por ela. Porém, ela estava apaixonada por Torquato Ribeiro e consegue casar-se com ele por meio da ajuda de Aurélia.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Plano de estudo grátis para o Enem

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo grátis para o Enem

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ITA

O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de:

A o par romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem.
B o amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.
C o casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos sócio-econômicos para se casar, pois ela é pobre e ele é rico.
D a união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.
E o enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail