A estatística é o ramo da ciência que faz o levantamento, a coleta, e a análise de dados. O objetivo, a partir de tal análise, é poder traçar estratégias para alcançar determinado objetivo ou entender melhor o comportamento do que está sendo estudado.
Por exemplo: uma grande rede de lojas deseja analisar o poder de compra do brasileiro com idade entre 20 e 30 anos e que recebe até dois salários mínimos. Para tal, ela faz um levantamento a fim de determinar uma campanha de marketing de modo que alavanque suas vendas de acordo com os hábitos médios de tais compradores.
Porém, fica claro que não é possível analisar o poder de compra de todas as pessoas que se enquadram com tais características. Então, através de ferramentas da estatística, podemos analisar um pequeno grupo de dados que mostram como se relaciona o todo.
Os dados a serem analisados de uma população são também chamados de variáveis. Uma variável pode ser qualitativa ou quantitativa.
As variáveis qualitativas são as características dos indivíduos da população que não podem ser representadas por números. Por exemplo: sexo, cor dos olhos, escolaridade, fumante ou não fumante etc.
Podemos ainda classificar as variáveis qualitativas em:
Já as variáveis quantitativas são os dados representados por números. Podemos classificá-las em variáveis quantitativas discretas ou variáveis quantitativas contínuas.
As medidas de tendência central, como o próprio nome diz, são valores centrais que nos dão uma representação do conjunto total de dados.
As principais que estudamos são:
As medidas de variabilidade nos mostram o quão dispersos (ou não) estão os dados de uma amostra. Isto é, a partir de uma medida central, a medida de variabilidade nos informa se há uma grande variação dos valores obtidos no levantamento.
As duas principais medidas de variabilidade são:
São variáveis quantitativas, exceto: