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Interpretação gráfica

Matemática - Manual do Enem
Matheus Lemes Publicado por Matheus Lemes
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

É muito comum encontrarmos questões envolvendo gráficos e a necessidade da interpretação gráfica nos vestibulares, principalmente, no ENEM. Assim, é de extrema importância que o aluno saiba associar as informações contidas nos gráficos e as interprete da maneira correta.

Vamos detalhar alguns pontos referentes à interpretação gráfica e depois estudar com a aplicação de exercícios, beleza?!

Índice

Dicas importantes

É interessante que o aluno esteja acostumado com o plano cartesiano, pois é nele que, geralmente, a interpretação gráfica é requisitada. Nesse sentido, os eixos do plano cartesiano não precisam estar na mesma escala, nem se interceptar no ponto (0; 0). 

Observe a diferença com as figuras abaixo:

Figura 1 - Plano cartesiano com os eixos na mesma escala.

Figura 2 - Plano cartesiano com os eixos em diferentes escalas.

Entendido isso, vamos aos exemplos!

Exemplos

(UFPE) No gráfico a seguir temos o nível da água armazenada em uma barragem, ao longo de três anos.


O nível de 40 m foi atingido quantas vezes nesse período?

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Resolução: percebemos que o gráfico possui uma queda acentuada quando o nível da água chega em 10m. É nesta queda que o nível de 40m é atingido.


    Assim, vemos que o nível de 40m é atingido 2 vezes no período mostrado. Portanto, alternativa B.

    (ENEM) Um estudo sobre o problema do desemprego na Grande São Paulo, no período 1985 - 1996, realizado pelo Seade-Dieese, apresentou o seguinte gráfico sobre a taxa de desemprego.


    Pela análise do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado:

  • a maior taxa de desemprego foi de 14%.
  • a taxa de desemprego no ano de 1995 foi a menor do período.
  • a partir de 1992, a taxa de desemprego foi decrescente.
  • no período 1985-1996, a taxa de desemprego esteve entre 8% e 16%.
  • a taxa de desemprego foi crescente no período compreendido entre 1988 e 1991.
  • Resolução: vamos analisar alternativa por alternativa. Na letra A, vemos que há taxas menores que 14% em diversos períodos, como em 1985 - 1991. Na letra B, nota-se que a menor taxa no período mostrado ocorre em 1989. A alternativa C também é falsa, pois o período 1995 - 1996 é crescente. A alternativa D está correta. Por fim, a letra E é falsa, pois no período 1988 - 1989 a taxa é decrescente.

    (ENEM) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

     

    Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a velocidade do corredor é aproximadamente constante?

  • Entre 0 e 1 segundo.
  • Entre 1 e 5 segundos.
  • Entre 5 e 8 segundos.
  • Entre 8 e 11 segundos.
  • Entre 12 e 15 segundos.
  • Resolução: para que a velocidade do corredor seja constante, é necessário que a linha do gráfico seja aproximadamente horizontal. Vemos que isso ocorre no intervalo de tempo compreendido entre 5 e 8 segundos. Assim, a alternativa C é a correta.

    (ENEM) No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005. Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40.


    Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no:

  • final de 2001.
  • final de 2002.
  • início de 2003.
  • final de 2004.
  • início de 2005.
  • Resolução: o período em que o real estava mais desvalorizado em relação ao dólar se encontra nos picos do gráfico ilustrado, já que quanto maior a diferença entre o valor do real comparado ao valor do dólar, maior a desvalorização da nossa moeda. Assim, vemos que esse período se situa no final de 2002. Portanto, alternativa B.

    Exercício de fixação
    Passo 1 de 3
    ENEM

    O tempo que um ônibus gasta para ir do ponto inicial ao ponto final de uma linha varia, durante o dia, conforme as condições do trânsito, demorando mais nos horários de maior movimento. A empresa que opera essa linha forneceu , no gráfico a seguir, o tempo médio de duração da viagem conforme o horário de saída do ponto inicial, no período da manhã.

    De acordo com as informações do gráfico, um passageiro que necessita chegar até as 10h30min ao ponto final dessa linha, deve tomar o ônibus no ponto inicial, no máximo, até às

    A 9h20min.
    B 9h30min
    C 9h00min
    D 8h30min
    E 8h50min
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