Para representar uma grandeza, podemos usar apenas números. É o caso da massa e do comprimento de uma mesa, por exemplo. Basta afirmar que sua massa é de 100kg e seu comprimento, de 1m. No entanto, nem sempre um número é suficiente: às vezes, é preciso saber a orientação de uma grandeza.
É o caso do deslocamento, que pode ser expresso por meio de uma flecha. Isso porque não basta saber quantos metros uma pessoa andou, mas a direção e o sentido em que ela se deslocou.
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Essa é uma aplicação de vetores, uma representação matemática que sempre apresentará três propriedades: módulo, direção e sentido (no caso, o módulo se refere à quantidade de metros andada).
Essa maior riqueza de detalhes faz com que vetores sejam muito utilizados na Física.
Um vetor pode ser expresso por meio de uma flecha, como a abaixo, que liga um ponto A até um ponto B.
É possível ainda dizer que o ponto B resulta da adição do ponto A com o vetor.
Suponha que essa flecha meça 3 unidades de medida. Podemos, então, representar esse vetor apenas expressando as suas três propriedades.
Módulo: 3
Direção: paralelo à reta AB
Sentido: de A para B
Pode-se verificar que o módulo se refere ao comprimento do vetor (distância de A até B, sempre positiva). A direção, por sua vez, se refere à reta a que o vetor é paralela. É necessário não confundir com o sentido, que indica apenas para onde o vetor aponta.
Confira um exemplo:
Determine as características do vetor que une os dois pontos
Para fazer isso, precisamos do módulo, da direção e do sentido do vetor. O módulo é obtido aplicando-se o Teorema de Pitágoras, e equivale ao valor da hipotenusa com catetos 6 e 8. A direção é paralela à reta AB, e o sentido é de B para A.
Módulo: 10
Direção: paralelo à reta AB
Sentido: de B para A
Note que as propriedades não definem a posição do vetor. Dessa forma, apesar de estarem em lugares distintos, os seguintes vetores são equivalentes, pois possuem o mesmo módulo (comprimento), direção (são paralelos entre si) e sentido (apontam para o mesmo local).
Vetores também podem ser opostos. Nesse caso, os módulos e as direções são os mesmos, mas os sentidos são contrários entre si.