Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Eufemismo

Português - Manual do Enem
Bianca Ferraz Publicado por Bianca Ferraz
 -  Última atualização: 28/7/2022

Índice

Introdução

Eufemismo é uma figura de linguagem que, ao contrário da hipérbole, é usada para suavizar expressões. Nesses casos, ocorre a troca de um termo que pode ser considerado mais forte por outro, fazendo com que a frase fique mais amena.

O eufemismo geralmente está ligado a frases de caráter jornalístico, de baixo calão e ou ofensivo, alguns tipos de opiniões, assuntos tabus ou desagradáveis, e até mesmo cômicos, tendo esse último que ser bem analisado antes de considerá-lo eufemístico.

É muito importante ter em mente que essa figura de linguagem é um meio de fazer com que a mensagem fique mais leve, e seu uso pode até ser uma tentativa de evitar possíveis constrangimentos.

Exemplos de frases que empregam o uso do eufemismo

1. Ele passou dessa para melhor 

Ao invés de usar a palavra “morreu”, se utiliza a expressão para que a frase fique mais suave, já que falar sobre um falecimento não é algo agradável. Além disso, o sentido da frase remete a ideia de que a pessoa falecida foi para um lugar melhor, amenizando também o assunto abordado.

2. O Brasil sofre uma desaceleração em seu crescimento econômico

Bastante usado na linguagem jornalística e geralmente em assuntos atrelados a economia ou política, o eufemismo aqui é empregado de forma a evitar a palavra “queda”, fazendo com que a ideia geral não tenha um impacto tão negativo em sua disseminação.

3. Aquele cantor era desprovido de beleza

Esse tipo de frase está ligado a um caráter mais cômico, pois ao trocar a palavra “feio” por outra, tem-se uma maneira mais polida de expressar esse tipo de opinião. É justamente por isso que ela carrega um tom de comicidade, visto que ao amenizá-la com essa substituição, a frase acaba ficando engraçada.

4.  “De que me vale ser filho da santa? Melhor seria ser filho da outra” (Chico Buarque)

Neste exemplo retirado da música, a palavra “outra” está substituindo “puta”, um termo considerado de baixo calão por geralmente estar ligado a um tipo de insulto. Dessa forma, essa substituição faz com que a letra da música fique mais amena.

5.  “(...) até que um dia deste o grande mergulho nas trevas (...)” (Machado de Assis)

Retirado de um texto literário, mais uma vez podemos perceber que o autor usa “mergulho nas trevas” para se referir-se a palavra “morte”, amenizando o assunto trágico ao mesmo tempo em que escreve sobre o ele de uma maneira mais poética. 

6. Ela virou mocinha!

Frase muito popular e ainda bastante utilizada para dizer quando uma garota acaba de menstruar. Percebe-se aqui que a frase não é tão direta, evitando também o termo que remete somente a uma ideia biológica do corpo feminino, já que ele carrega consigo vários outros sentidos. 

7.  Você foi desligado da empresa.

Termo geralmente usado em ambientes corporativos para evitar a palavra “demitido”, sendo uma forma considerada mais delicada ou polida de abordar esse tipo de assunto. Muitas vezes é utilizado com o intuito de causar menos constrangimento entre as pessoas que estão participando da conversa.

Frases que não são eufemismos

Vimos que essa figura de linguagem é usada para suavizar expressões, desta forma, ao utilizarmos um termo cômico para nos referirmos à tragédias, a função do eufemismo se perde

Sendo assim, frases jocosas de ligação com a morte ou assuntos trágicos, por exemplo, não são consideradas eufemísticas. Além disso, esse tipo de expressão está atrelada a outra figura de linguagem - a ironia. Abaixo temos alguns exemplos que não são eufemismos: 

  • Bateu as botas
  • Esticou as canelas
  • Foi comer capim pela raíz
  • Vestiu o paletó de madeira

Referências

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Quero Bolsa

Assinale a alternativa que não emprega o eufemismo como figura de linguagem:

A “Sou o príncipe do gueto e só quem é, desce e sobe a ladeira / sou o príncipe do gueto e meu castelo é de madeira” (A família - Castelo de madeira)
B “Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos santos.” (Machado de Assis)
C “Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão / Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão” (Legião Urbana - que país é esse?)
D “A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer." (Mário Quintana)
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail