Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Português

Função fática

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 10/5/2019

Introdução

função fática ou de contato é uma das funções da linguagem presente na teoria desenvolvida pelo linguista Roman Jackobson, estudioso segundo o qual existem seis funções da linguagem.

Essa teoria se baseia na ideia de que os atos de linguagem podem ser divididos em seis componentes

  • o emissor, 
  • o receptor, 
  • a mensagem, 
  • o contexto, 
  • o canal, 
  • o código.

Cada um desses componentes se refere a uma determinada função da linguagem, de acordo com seus objetivos e características. Assim, ao focar em um desses componentes, um texto se aproxima mais da função da linguagem a qual esse componente se relaciona.

Em um texto, de forma geral, mais de uma função da linguagem pode ser encontrada. No entanto, é possível identificar qual das funções predomina em determinada produção, de acordo com o seu objetivo e com o modo como ela é construída.

A função fática, de acordo com a divisão proposta pelo linguista, pode ser caracterizada por estar focada no próprio canal responsável por transmitir a mensagem.

De forma prática, isso significa que a função fática tem o objetivo de testar a própria comunicação, tentando garantir que ela ocorra da maneira esperada. Por isso, ela também pode ser chamada de função de contato, por tentar prolongar, verificar ou mesmo estabelecer a comunicação.

Esse tipo de função pode ser percebida de maneira frequente em diálogos, por exemplo, quando há a tentativa de reforçar a situação de comunicação com o interlocutor. Veja abaixo:

“Não há dúvidas, entende?”

O questionamento trazido pela pergunta “entende?” é, na verdade, uma representação da função fática no texto, pois o objetivo dessa pergunta é testar se a comunicação entre enunciador e interlocutor estava de fato se desenvolvendo de maneira efetiva.

As características da função fática

Em primeiro lugar, é importante destacar que a função fática se caracteriza por dar foco à relação que se estabelece entre o enunciador e o interlocutor de uma mensagem.

Isso significa que, dentre os elementos componentes dos atos de linguagem, essa função privilegia o canal da comunicação.

A função fática está muito presente no dia a dia das pessoas, pois, a todo o tempo, buscamos verificar o canal de comunicação e garantir que nosso interlocutor esteja recebendo de forma adequada a mensagem da qual somos enunciadores.

Podemos perceber o uso da função fática nos cumprimentos, nas despedidas ou nas questões retóricas, como a do exemplo anterior, que fazemos nas conversas do dia a dia e que têm, como objetivo principal, verificar o canal de comunicação.

Ao ser testado, o canal se mantém aberto e isso, por consequência, ajuda a estreitar o vínculo comunicativo entre interlocutor e enunciador, prolongando o funcionamento das relações sociais.

Exemplos de uso da função fática

Como já foi dito anteriormente, a função fática, por suas características, também é conhecida como função de contato, por funcionar como um meio de testar a comunicação entre os participantes de um ato comunicativo.

Essa função está muito presente nos diálogos e em situações cotidianas como cumprimentos e despedidas, mas também pode ser encontrada em publicidades, em músicas e até mesmo em obras literárias.

Veja, a seguir, um trecho de música em que a função fática ocorre:

“Ei, você aí, me dá um dinheiro aí

me dá um dinheiro aí”

No excerto anterior, perceba que a função fática se faz presente pela tentativa de reforçar o canal comunicativo. Isso ocorre por meio da expressão “Ei” e, posteriormente, pelo uso do vocativo “você aí”.

função fática pode aparecer em conjunto com outra função da linguagem. Desse modo, é importante ressaltar que um mesmo texto pode apresentar diferentes funções da linguagem, mas haverá uma que é predominante.

Referências

JAKOBSON, Roman. 1960. Lingüística e poética. In: _____ . Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1991


Exercícios

Exercício 1
(FGV/2017)

A função de linguagem que mostra uma relação equivocada com o elemento da teoria da informação é:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...