A função fática ou de contato é uma das funções da linguagem presente na teoria desenvolvida pelo linguista Roman Jackobson, estudioso segundo o qual existem seis funções da linguagem.
Essa teoria se baseia na ideia de que os atos de linguagem podem ser divididos em seis componentes:
- o emissor,
- o receptor,
- a mensagem,
- o contexto,
- o canal,
- o código.
Cada um desses componentes se refere a uma determinada função da linguagem, de acordo com seus objetivos e características. Assim, ao focar em um desses componentes, um texto se aproxima mais da função da linguagem a qual esse componente se relaciona.
Em um texto, de forma geral, mais de uma função da linguagem pode ser encontrada. No entanto, é possível identificar qual das funções predomina em determinada produção, de acordo com o seu objetivo e com o modo como ela é construída.
A função fática, de acordo com a divisão proposta pelo linguista, pode ser caracterizada por estar focada no próprio canal responsável por transmitir a mensagem.
De forma prática, isso significa que a função fática tem o objetivo de testar a própria comunicação, tentando garantir que ela ocorra da maneira esperada. Por isso, ela também pode ser chamada de função de contato, por tentar prolongar, verificar ou mesmo estabelecer a comunicação.
Esse tipo de função pode ser percebida de maneira frequente em diálogos, por exemplo, quando há a tentativa de reforçar a situação de comunicação com o interlocutor. Veja abaixo:
“Não há dúvidas, entende?”
O questionamento trazido pela pergunta “entende?” é, na verdade, uma representação da função fática no texto, pois o objetivo dessa pergunta é testar se a comunicação entre enunciador e interlocutor estava de fato se desenvolvendo de maneira efetiva.