Pronomes demonstrativos são palavras que têm como função indicar o posicionamento de um ser ou objeto, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas do discurso - eu, tu, ele.
Dessa forma, os demonstrativos indicam a localização dos seres no espaço físico e também podem apontar a localização de informações no contexto linguístico e no tempo.
Na tirinha abaixo, temos um exemplo do seu uso:
No primeiro quadrinho, ao empregar as palavras “isto” e “isso”, as personagens referem-se à comida. Este recurso gramatical exerce um papel muito importante na construção dos textos, possibilitando que as frases estejam dentro da norma culta, auxiliando na coesão textual e na interpretação.
É partir da posição desses demonstrativos que conseguimos compreender o texto e as falas com mais clareza, pois fica mais fácil a distinção da localização dos objetos e pessoas no discurso.
Se trocássemos “isso” e “isto” das falas das personagens pela palavra a qual elas estão se referenciando, o texto ficaria redundante e sem fluidez, além de perder o teor cômico que também é efeito do uso destes demonstrativos.