Índice
Introdução
Pronomes demonstrativos são palavras que têm como função indicar o posicionamento de um ser ou objeto, relativamente à posição ocupada por uma das três pessoas do discurso - eu, tu, ele.
Dessa forma, os demonstrativos indicam a localização dos seres no espaço físico e também podem apontar a localização de informações no contexto linguístico e no tempo.
Na tirinha abaixo, temos um exemplo do seu uso:
No primeiro quadrinho, ao empregar as palavras “isto” e “isso”, as personagens referem-se à comida. Este recurso gramatical exerce um papel muito importante na construção dos textos, possibilitando que as frases estejam dentro da norma culta, auxiliando na coesão textual e na interpretação.
É partir da posição desses demonstrativos que conseguimos compreender o texto e as falas com mais clareza, pois fica mais fácil a distinção da localização dos objetos e pessoas no discurso.
Se trocássemos “isso” e “isto” das falas das personagens pela palavra a qual elas estão se referenciando, o texto ficaria redundante e sem fluidez, além de perder o teor cômico que também é efeito do uso destes demonstrativos.
Pronomes demonstrativos da Língua Portuguesa
Temos, abaixo, um quadro com os pronomes demonstrativos para cada pessoa do discurso:
| Pessoas | Variáveis | Invariáveis |
| 1ª pessoa | este, esta, estes, estas | isto |
| 2ª pessoa | esse, essa, esses, essas | isso |
| 3ª pessoa | aquele, aquela, aqueles, aquelas | aquilo |
Emprego dos pronomes demonstrativos
Este, esta, estes, estas, isto
| 1. No espaço | 2. No contexto | 3. No tempo |
| Próximo de quem fala ou escreve | Indica algo que será dito ou escrito | Indica o tempo presente em relação ao momento da fala |
Exemplos:
- Estas rugas são marcas da minha experiência de vida.
“Estas” → minhas rugas (referente à 1ª pessoa).
- A vontade dele sempre foi esta: viajar o mundo.
“Esta” (indicando algo que será dito em seguida) → “viajar o mundo”
- Este dia está incrível!
“Este” → momento da fala (tempo atual).
Esse, essa, esses, essa, isso
| 1. No espaço | 2. No contexto | 3. No tempo |
| Próximo de quem ouve/lê. | Indica algo já dito/ escrito | Marcam tempo anterior ou posterior próximo. |
Exemplos:
- O que tem nessa mala?
“Nessa” → próximo de quem está ouvindo.
- “É verdade!”: essas foram as palavras dele ao testemunhar.
“Essas” →retoma o que foi dito anteriormente [“é verdade”].
- Eu viajarei nesse sábado! / Esse sábado teve vitória da Ponte Preta!
“Nesse” → próximo sábado. / “Esse” → sábado anterior.
Aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo
| 1. No espaço | 2. No contexto | 3. No tempo |
| Longe de quem fala/ escreve e de quem ouve/ lê | Indica o que foi referido anteriormente a outro elemento na frase | Indicam tempo distante, muito anterior ou posterior ao momento da fala |
Exemplos:
- Aquele balão no céu parece um ponto colorido.
“Aquele” → distante de quem fala e de quem ouve [balão no céu].
- Carlos e Miriam são primos. Esta mora em Paris; aquele, em Santos.
Carlos e Miriam são primos. Aquele mora em Santos; esta, em Paris.
“Aquele” → já referido anteriormente na frase, mencionado antes de “Miriam”.
- Minha avó disse que naquela época é que se faziam músicas boas.
“Naquela” → tempo distante para quem fala e quem ouve.
Outros demonstrativos
Além dos pronomes demonstrativos já citados, existem algumas palavras que, empregadas em determinados contextos, também podem desempenhar essa mesma função. Vejamos o quadro abaixo:
| o(s), a(s), mesmo(s), mesma(s), tal, tais, semelhante(s), próprio(s), própria(s) |
Exemplos:
- Ninguém ouviu o que você falou agora.
↳= aquilo
- É inacreditável que a bagunça tenha chegado a tal ponto!
↳= este
- Eu nunca aceitaria semelhante proposta.
↳= tal / essa
- Os alunos mesmos se responsabilizaram pelo projeto.
↳= em pessoa
Referências
Aprender e praticar - Gramática. Mauro Ferreira
Exercício de fixação
Exercícios sobre Pronomes Demonstrativos para vestibular
UNIRIO
Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho:
“A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; __________, porém, estavam mais gastos que ___________.”