A semântica é um ramo da linguística que se refere aos significados das sentenças. Esta área subdivide-se em em vários tipos, como semântica textual, formal, lexical, discursiva, cognitiva, etc. Todas possuem o mesmo objeto de estudo: o significado.
Sabemos então que as palavras possuem significados, dependendo do contexto de seus usos. A semântica, então, investiga o significado dessas palavras. Esses estudos ainda podem estar subdivididos em:
- Semântica teórica: a semântica teórica se volta para o conceito de significado, estudando-o.
- Semântica histórica: já nesta vertente, seu estudo analisa os significados diacronicamente, ou seja, ela relaciona o significado a partir de determinados períodos históricos.
- Semântica descritiva: analisando o significado sincronicamente, ou seja, o estudo de significados referentes à atualidade.
- Semântica comparativa: neste estudo, o que se faz é relacionar os significados.
Analisemos as duas frases a seguir:
Tanto em 1 como em 2 a palavra ‘manga’ possui a mesma grafia, porém, carrega significados distintos. Em 1, manga refere-se à fruta; já em 2, manga está referindo a um vestuário.
Para os falantes da língua portuguesa essa distinção irá ocorrer naturalmente, sem grandes problemas, pois possuem o conhecimento internalizado de sua língua natural. A semântica então, tem como finalidade estudar esse conhecimento.
Vamos agora debruçar-nos sobre alguns conceitos básicos da semântica: