Em oposição aos prefixos, os sufixos são elementos que se posicionam depois da raiz ou são acrescentados a um radical para formar novas palavras, geralmente modificando sua classe gramatical e, dessa forma, dando origem a novos vocábulos. Segundo Saussure, “Sufixo - elemento que se acrescenta à raiz para dela fazer um radical, ou a um primeiro radical para dele fazer um do segundo grau”.
Assim como as palavras formadas por prefixos, as que são criadas pelo acréscimo de sufixos também são chamadas de derivadas. Dessa forma, a palavra amoroso é derivada da palavra primitiva amor. Essa transformação é chamada de derivação sufixal ou sufixação.
Vejamos alguns exemplos a seguir:
aquecer → aquecimento
caminhar → caminhada
beber → bebericar
ferro → ferreiro
civil → civismo
Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais. Estes elementos se relacionam à semântica da palavra, modificando ou transformando seu significado.
Vejamos os exemplos a seguir:
Vejamos agora os diferentes tipos de sufixos e seus valores semânticos.