A classe dos verbos é uma das dez classes de palavras que compõem a língua portuguesa. Essa classe corresponde a palavras que indicam acontecimentos – ações que acontecem em determinado tempo, por exemplo –, um estado, um processo etc.
Os verbos são extremamente importantes, pois é a partir deles que se organizam as orações e os períodos, por exemplo.
Dentro da classe dos verbos, há divisões que os separam em diferentes tipos, de acordo com suas funções. Há alguns verbos, entretanto, que contrariam a função geral de indicar acontecimentos, servindo como acompanhantes de verbos que designam ações, por exemplo. São os chamados verbos auxiliares.
Os verbos auxiliares acompanham outro verbo, que é chamado, por sua vez, de verbo principal, já que é nele que reside a ação ou o estado designado. Assim, o verbo auxiliar serve para modular o verbo principal, que aparece em uma das formas nominais do verbo, isto é, no infinitivo, no gerúndio ou, ainda, no particípio. A junção entre verbo auxiliar e verbo principal forma a chamada locução verbal.
Veja um exemplo de frase em que ocorre uma locução verbal:
Nós já estamos chegando ao aeroporto de Brasília.
Na frase acima, há a ocorrência da locução verbal “estamos chegando”, formada pelo verbo auxiliar “estar” conjugado no tempo presente do modo indicativo e pelo verbo principal “chegar”, que aparece no gerúndio.
Os verbos auxiliares, por suas características já citadas anteriormente, aparecem nos tempos verbais compostos. A seguir, veremos com mais detalhes como se dá a composição desses tempos verbais, que se utilizam de verbos auxiliares e principais.