As funções inorgânicas são divididas em cinco classes: os ácidos, as bases, os sais, os eletrólitos e os óxidos. Segue abaixo um breve resumo sobre cada uma dessas funções:
As funções inorgânicas são divididas em cinco classes: os ácidos, as bases, os sais, os eletrólitos e os óxidos. Segue abaixo um breve resumo sobre cada uma dessas funções:
De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que sofrem ionização quando estão em solução aquosa, liberando H+ como único cátion.
HxA (aq) → x H+ (aq) + Ax- (aq)
Os ácidos apresentam um sabor azedo, como o vinagre e o limão, e estimulam a salivação. Em solução aquosa, conduzem eletricidade, pois geram íons. Além disso, os ácidos mudam a cor de substâncias conhecidas como indicadores, como a fenolftaleína, por exemplo.
Os ácidos podem ser classificados:
Onde: Δ = nº de O – nº de H ionizáveis
De acordo com Arrhenius, bases são substâncias que sofrem dissociação iônica quando estão em solução aquosa, liberando OH-como único ânion.
C(OH)x (aq) → Cx+ (aq) + x OH- (aq)
As bases apresentam um sabor adstringente, que “amarra” a boca, diminuindo a salivação. Quando em solução aquosa, conduzem eletricidade e, assim como os ácidos, são capazes de mudar a cor de indicadores.
As bases podem ser classificadas:
De acordo com Arrhenius, sais são substâncias que sofrem dissociação quando estão em solução aquosa, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos um ânion diferente de OH-.
Na+Cl- (aq) → Na+ (aq) + Cl- (aq)
Os sais são comumente associados a sua coloração branca, como o sal de cozinha e o bicarbonato de sódio, por exemplo. Porém, podemos encontrar sais com diferentes colorações, como o sulfato cúprico, que é usado no tratamento da água de piscinas. Os sais podem ser solúveis ou insolúveis em água. Os sais insolúveis sofrem pequena dissociação iônica, originando soluções com pequena quantidade de íons.
A reação de um ácido com uma base de Arrhenius é chamada de reação de neutralização ou de salificação, ocorrendo a formação de sal e água. Exemplo:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
Óxidos são compostos formados por dois átomos, sendo o oxigênio o mais eletronegativo entre eles.
Os óxidos são classificados de acordo com seu comportamento na presença de água, ácidos e bases.
Peróxidos: possuem em sua estrutura o grupo (O2)2-. Podem ser formados por hidrogênio, metais alcalinos e metais alcalinoterrosos. Exemplo: H2O2, Na2O2, CaO2. Quando reagem com água, produzem base e água oxigenada, e quando reagem com ácidos, produzem sal e água oxigenada.
Considere as seguintes afirmativas:
Dentre as afirmativas acima, são CORRETAS apenas: