Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Modelo Atômico de Thomson

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 21/12/2018

Introdução

Foi o cientista Joseph John Thomson que descobriu, em 1897, as partículas subatômicas denominadas elétrons. Ele demonstrou, por meio de um experimento usando um aparelho chamado tubo de raios catódicos, que o átomo não é indivisível, como acreditava Dalton.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O tubo de raios catódicos consiste em um tubo de vidro contendo uma pequena quantidade de gás em seu interior e dois eletrodos ligados a uma fonte elétrica externa, como mostra a figura abaixo.

Ao ligar o circuito, surgia um feixe de raios gerados pelo cátodo (que é o eletrodo negativo) que se dirigia para o ânodo (que é o eletrodo positivo). Esses raios sofriam desvios na direção do polo positivo de um campo elétrico. Thomson notou que o resultado era sempre o mesmo, não importando qual gás estava contido na ampola de vidro.

A partir deste experimento, Thomson chegou às seguintes conclusões:

  • Os raios eram partículas (corpúsculos) menores do que os átomos;
  • Os raios possuíam carga elétrica negativa, cujas partículas foram denominadas elétrons (e-).

O novo modelo proposto por Thomson foi denominado pudim de passas e afirmava que “o átomo era maciço e constituído por um fluido com carga elétrica positiva, no qual estão dispersos os elétrons”. O átomo, segundo Thomson, seria eletricamente neutro. A figura abaixo mostra o esquema do modelo atômico de Thomson.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(ETF-SP)

No fim do século XIX, começaram a aparecer evidências de que o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Em 1897, tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, por um inglês de nome:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...