Reações de adição são características de hidrocarbonetos insaturados: alquenos, alquinos e dienos, e ocorrem com a quebra da ligação pi (π). Nesse tipo de reação duas ou mais moléculas se unem para formar um só produto. Genericamente, temos:
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Hidrogenação Catalítica
Essas reações acontecem com o gás hidrogênio (\(H_2\)) e são catalisadas por metais, como o níquel (Ni), a platina (Pt) e o paládio (Pd).
Os ciclanos que possuem 3 ou 4 átomos de carbono em sua cadeia formam anéis instáveis. Por isso, sofrem hidrogenação catalítica com a quebra de uma ligação sigma (σ) entre os carbonos do anel. Com isso, geram compostos de cadeia aberta, como mostra a seguir:
A hidrogenação pode ser total ou parcial. Na hidrogenação total, todas as insaturações ou ligações π são quebradas. Além disso, todos os ciclanos sofrem hidrogenação total. Exemplo:
Já na hidrogenação parcial, ainda sobra insaturação entre os carbonos.
Exemplo:
As reações de hidrogenação são também chamadas de reações de redução, uma vez que o Nox do carbono envolvido na reação diminui.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Halogenação
Reações de halogenação são aquelas que envolvem halogênios, sendo os mais utilizados o cloro (\(Cl_2\)) e o bromo (\(Br_2\)). Exemplo:
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Adição de HX
Os reagentes mais comuns neste tipo de reação são o cloreto de hidrogênio (HCl) e o brometo de hidrogênio (HBr).
A adição do hidrogênio e do halogênio aos carbonos da insaturação irá obedecer a Regra de Markovnikov, que afirma que o hidrogênio irá se ligar ao carbono da dupla ou tripla ligação mais hidrogenado.
Exemplo: