No campo da sociologia e das Ciências Humanas, em geral, o conceito de cultura digital ainda não está completamente definido. Pelo fato da cultura digital estar diretamente ligada à cibercultura e às recentes e intensas mudanças tecnológicas e de acesso aos meios de informação digitais, os pesquisadores do campo das Ciências Humanas estão ainda desenvolvendo pesquisas sobre a melhor definição para o que seria ou o que poderia ser considerado como cultura digital.
Com a falta de uma definição oficial e aceita pela maior parte dos pesquisadores, tem- se utilizado uma definição prévia que determina a cultura digital como sendo a cultura que nasceu e desenvolveu-se em meio à evolução das tecnologias digitais, do ciberespaço, da cultura de acesso à internet e da integração da realidade com o mundo virtual.
Como já explicitado, não há ainda um consenso entre todos os pesquisadores da área das humanidades sobre uma única definição do conceito de cultura digital. No entanto, há consenso entre os pesquisadores quanto ao crescente acesso aos meios digitais, principalmente pelos indivíduos que não nasceram imersos no mundo dominado pelas tecnologias, os chamados migrantes digitais. É consenso, também, que os jovens - os nativos digitais - tornaram-se cada vez mais protagonistas nos processos de educação, produção e consumo de informações.