Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Proletariado: veja o que é, significado e a diferença para burguesia

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 11/3/2024

Introdução

O proletariado é a classe social composta por trabalhadores que não possuem meios de produção próprios e, por isso, vendem sua força de trabalho em troca de salário. Surgido no contexto da Revolução Industrial, exemplos incluem operários de fábricas, funcionários de serviços e trabalhadores manuais.

O termo "proletariado" remete ao Império Romano, identificando a classe "proletarii", considerada a mais baixa e encarregada de procriar (prole) para ampliar a demografia do império.

 

Índice

Proletariado, burguesia e capitalismo

As classes sociais, de acordo com Marx, surgem por conta da divisão do trabalho. A classe burguesa é aquela definida pelo filósofo alemão como sendo antagônica ao proletariado.A base da sociedade e das relações é definida pelo processo de trabalho.

De acordo com o filósofo, o trabalho deve satisfazer algumas necessidades, o trabalho deve ser, portanto, útil. Esse trabalho é chamado por Marx de valor uso, pois seu valor é determinado pela utilidade que tem.

O valor uso não precisa necessariamente ser uma necessidade física. Uma obra de arte tem valor uso, bem como um livro ou uma música, pois a sociedade necessita de manifestações artísticas e entretenimentos.

No sistema capitalista o produto do trabalho toma a forma de mercadoria e servem para serem vendidas, comercializadas. Cada mercadoria, ganha então um valor de troca. O valor de venda da mercadoria é superior ao valor pago ao proletário ao longo do processo de produção.

A diferença entre o valor de venda da mercadoria e o valor pago ao trabalhador é chamado por Marx de mais-valia e caracteriza a exploração da classe proletária pela burguesia no sistema capitalista.

A mais-valia

O conceito da mais-valia for criado por Karl Marx e estabelece relação entre a força de trabalho e o tempo empregados na produção e o lucro obtido pela venda daquilo que é produzido. A mais-valia significa, portanto, a diferença entre o valor produzido a partir do trabalho e o salário pago ao trabalhador, com isso, o proletariado recebe valores menores.

O lucro gerado a partir da venda do produto, fica com o burguês. A burguesia cresce economicamente a partir da acumulação de capital às custas da exploração. A mais-valia marxista explica então a desvalorização do proletário e desigualdade de classes.

Marx apresentou dois tipos de mais-valia, que garantem sempre o aumento do lucro burguês e a desvalorização do trabalho do proletário:

Mais-valia Relativa

A mais-valia acontece com o aumento no número de máquinas e tecnologia. No entanto, o número de trabalhadores continua igual ou diminui. Mais tecnologia colabora para o aumento e rapidez da produção. Na conta final, mais produtos são produzidos, o lucro da venda, consequentemente cresce e o salário pago aos trabalhadores continua o mesmo.

Mais Valia-Absoluta

Nesse caso, o proletariado tem aumento na sua jornada de trabalho, mas não nos valores que recebe. Em um tempo maior de trabalho, produz-se mais, mas não recebe por esse aumento em sua jornada.

Karl Marx e o proletariado

A obra de Karl Marx faz críticas radicais ao sistema capitalista e forma de exploração do proletariado. Marx afirma ser a classe proletária a responsável pela revolução e pela mudança na organização socioeconômica. A classe proletária é definida por Marx como aquela que trabalha, que vende sua força de trabalho e garante a partir da mais-valia o enriquecimento da classe burguesa.

Ao reconhecer sua situação de exploração, cabe ao proletariado, segundo Karl Marx., unir-se e lutar contra a burguesia . O proletariado deve ser o organizador da Revolução, que acabará com a burguesia e consequentemente, com a exploração e diferença de classes. A Revolução, segundo o alemão, culminará no surgimento de uma sociedade sem desigualdades.

Após a tomada de poder do proletariado teria início a fase chamada por Marx de Ditadura do Proletariado, período no qual as estruturas sociais, políticas e econômicas da burguesia seriam destruídas e substituídas por uma sociedade pautada pelas igualdades e sem a presença de classes sociais. Esse novo modelo de organização é chamado por Marx de socialismo.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UEM-Inverno/2008

Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes sociais:

A Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
B De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
C As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
D A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
E A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail