Terapia Ocupacional na UniFECAF
- Graduação
- 8 semestres
- 54 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 722,64

Como é o curso de Terapia Ocupacional na UniFECAF?
A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde voltada para promover a independência e a qualidade de vida das pessoas que enfrentam limitações físicas, mentais ou sociais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Saúde
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Epidemiologia Aplicada À Enfermagem
Fisiopatologia Humana
Terapia Ocupacional Em Contextos Sociais
Atividades E Recursos Terapêuticos: Corpo E Movimento
Como é a faculdade UniFECAF
Resumo da faculdade
- mais de 9.000 alunos matriculados
- mais de 190 docentes
- 50 cursos de graduação e 135 de pós-graduação
- 425 unidades
Dúvidas mais frequentes
Com mais de 25 anos de experiência no ensino superior, e atuação consolidada desde 2015, o UniFECAF se destaca pelo foco em ensino, pesquisa e extensão. Sua oferta de cursos é diversificada, com mais de 200 ofertas de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.
A instituição também incentiva o empreendedorismo por meio de uma parceria com o SEBRAE, oferecendo cursos como o EMPRETEC e programas de apoio ao desenvolvimento de negócios próprios. Além disso, mantém o HUB de Inovação que conecta os estudantes a oportunidades no setor público e privado.
Outro diferencial é o compromisso com a responsabilidade social. O UniFECAF oferece serviços gratuitos para a comunidade, como orientação jurídica, atendimento psicológico e eventos de cidadania. A instituição também promove ações de inclusão e defesa dos direitos humanos, diversidade e igualdade étnico-racial.
No quesito infraestrutura, o UniFECAF se destaca pelo investimento em espaços físicos e tecnológicos atualizados, salas adaptadas para metodologias ativas de ensino, recursos multimídia e acesso a bibliotecas virtuais atualizadas.
O curso de Terapia Ocupacional é uma graduação da área da saúde, com duração média de 4 a 5 anos, que combina teoria e prática para formar profissionais capazes de atuar na promoção da autonomia e qualidade de vida das pessoas.
Alguns pontos principais sobre o curso:
- Disciplinas: envolvem áreas como anatomia, psicologia, neurociência, reabilitação, saúde coletiva, desenvolvimento humano, além de práticas em atividades diárias e ocupacionais.
- Prática: inclui estágios supervisionados em hospitais, clínicas, escolas e instituições de reabilitação, permitindo aplicar os conhecimentos em situações reais.
- Objetivo: capacitar o aluno a avaliar, planejar e intervir em diferentes contextos para ajudar pessoas a realizarem suas atividades diárias e melhorarem sua independência.
Para o estudante Aloisio Mendes, que estuda Terapia Ocupacional na Unifatecie, em Barbacena (MG), o curso agrega quando apresenta, na prática, meios para prevenir doenças cognitivas. Aos que estão indecisos ainda sobre fazer Terapia Ocupacional, ele aconselha:
Façam este curso, pois é excelente! Temos uma visão muito diferente e aprendemos muito com nossos mestres e pacientes. É linda a profissão, estou adorando meu curso e, acima de tudo, aprendendo como podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa com algum quadro cognitivo. É emocionante acompanhar a evolução que acontece quando o paciente melhora, simplesmente gratificante!
, revela.
Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde voltada para promover a independência e a qualidade de vida das pessoas que enfrentam limitações físicas, mentais ou sociais.
O foco do terapeuta ocupacional é ajudar os indivíduos a realizarem atividades do dia a dia, chamadas de “ocupações”, que são essenciais para seu bem-estar e autonomia.
Em resumo:
- Quem atende: crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência, condições crônicas ou problemas de saúde mental.
- O que faz: desenvolve estratégias, adaptações e exercícios para que o paciente consiga realizar tarefas cotidianas, profissionais ou de lazer.
- Objetivo: melhorar a funcionalidade, a autonomia e a participação social, garantindo que a pessoa consiga se envolver em suas ocupações significativas.
Encontre bolsas de estudo para Terapia Ocupacional

Quais são as especialidades da Terapia Ocupacional?
As especialidades da Terapia Ocupacional reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) são:
- Terapia Ocupacional em Acupuntura;
- Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares;
- Terapia Ocupacional em Contextos Sociais;
- Terapia Ocupacional no Contexto Escolar;
- Terapia Ocupacional em Gerontologia;
- Terapia Ocupacional em Saúde da Família;
- Terapia Ocupacional em Saúde Mental.
Qual é a diferença entre Terapia Ocupacional e Fisioterapia?
Embora ambas as áreas promovam a reabilitação física de indivíduos, a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia possuem distinções nos objetivos e abordagens.
A coordenadora Maria Cristina explica que, enquanto a Fisioterapia foca na recuperação de movimentos e reabilitação corporal, usando exercícios para melhorar força e flexibilidade, a Terapia Ocupacional adapta atividades para que o paciente recupere a capacidade de realizar tarefas diárias, priorizando sua funcionalidade e independência no ambiente social e doméstico.
Qual é a diferença entre Terapia Ocupacional e Psicologia
Em relação à Psicologia, a coordenadora Maria Cristina esclarece que o terapeuta ocupacional lida com atividades para promover autonomia funcional, enquanto o psicólogo foca na saúde mental e emocional.
Enquanto o curso de Terapia Ocupacional foca na reabilitação e na promoção de autonomia por meio de atividades práticas e adaptativas, ajudando o paciente a realizar atividades cotidianas, o curso de Psicologia é voltado para a compreensão dos aspectos emocionais e comportamentais dos indivíduos, abordando principalmente a saúde mental por meio de técnicas como terapia verbal, psicanálise e outras abordagens psicoterapêuticas
, relata.
Leia mais: Caso você queira entender sobre as diferenças entre os cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia, confira a matéria da Revista Quero.