Terapia Ocupacional na Centro Universitário Nobre de Feira de Santana

  • 54 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 35,00
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Terapia Ocupacional na Centro Universitário Nobre de Feira de Santana?

A Terapia Ocupacional é a área da saúde que utiliza atividades práticas para promover a autonomia e a qualidade de vida a indivíduos com limitações físicas, mentais ou sociais.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Saúde

  • Duração: até 10 semestres

O que você vai aprender?

  • Epidemiologia Aplicada À Enfermagem

  • Fisiopatologia Humana

  • Terapia Ocupacional Em Contextos Sociais

  • Atividades E Recursos Terapêuticos: Corpo E Movimento

Como é a faculdade Centro Universitário Nobre de Feira de Santana

Resumo da faculdade

  • mais de 1.930 alunos matriculados
  • mais de 110 docentes
  • 47 cursos de graduação e 18 de pós-graduação
  • 2 unidades no estado de Bahia

Dúvidas mais frequentes

Desde 2013, o Centro Universitário Nobre de Feira de Santana apresenta nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), um dos mais completos indicadores de qualidade de ensino do MEC.

O curso de Terapia Ocupacional forma profissionais qualificados para planejar e executar intervenções que incentivam a autonomia vida de indivíduos com limitações físicas, mentais ou sociais.

A formação desenvolvida em grau de bacharelado, com duração 4 anos e carga horária média de 4.000 horas. Durante esse período, os alunos percorrem uma orientação teórica e prática, voltada ao desenvolvimento de habilidades de reabilitação e adaptação.

Eles desenvolvem contato com disciplinas como: Anatomia, Fisiologia, Psicologia, Neurociências, Ergonomia e Terapia Ocupacional Aplicada, além de cumprirem estágios supervisionados em hospitais, clínicas, escolas e instituições sociais.

Ao final da graduação, o aluno está preparado para atuar em diferentes contextos, oferecendo suporte a indivíduos e comunidades que necessitam de acompanhamento terapêutico para superar barreiras e conquistar a independência no dia a dia.

Para o estudante Aloisio Mendes, que estuda Terapia Ocupacional na Unifatecie, em Barbacena (MG), o curso agrega quando apresenta, na prática, meios para prevenir doenças cognitivas. Aos que estão indecisos ainda sobre fazer Terapia Ocupacional, ele aconselha:

Façam este curso, pois é excelente! Temos uma visão muito diferente e aprendemos muito com nossos mestres e pacientes. É linda a profissão, estou adorando meu curso e, acima de tudo, aprendendo como podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa com algum quadro cognitivo. É emocionante acompanhar a evolução que acontece quando o paciente melhora, simplesmente gratificante!, revela.

Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

A Terapia Ocupacional é a área da saúde que utiliza atividades práticas para promover a autonomia e a qualidade de vida a indivíduos com limitações físicas, mentais ou sociais.

Seu foco está em prevenir e tratar dificuldades que afetam o desempenho ocupacional diário, estimulando a independência no trabalho e no lazer.

Encontre bolsas de estudo para Terapia Ocupacional

Criança fazendo atividade de terapia ocupacional com profissional ao lado.

Quais são as especialidades da Terapia Ocupacional?

As especialidades da Terapia Ocupacional reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) são:

  • Terapia Ocupacional em Acupuntura;

  • Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares;

  • Terapia Ocupacional em Contextos Sociais;

  • Terapia Ocupacional no Contexto Escolar;

  • Terapia Ocupacional em Gerontologia;

  • Terapia Ocupacional em Saúde da Família;

  • Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

Qual é a diferença entre Terapia Ocupacional e Fisioterapia?

Embora ambas as áreas promovam a reabilitação física de indivíduos, a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia possuem distinções nos objetivos e abordagens.

A coordenadora Maria Cristina explica que, enquanto a Fisioterapia foca na recuperação de movimentos e reabilitação corporal, usando exercícios para melhorar força e flexibilidade, a Terapia Ocupacional adapta atividades para que o paciente recupere a capacidade de realizar tarefas diárias, priorizando sua funcionalidade e independência no ambiente social e doméstico.

Qual é a diferença entre Terapia Ocupacional e Psicologia

Em relação à Psicologia, a coordenadora Maria Cristina esclarece que o terapeuta ocupacional lida com atividades para promover autonomia funcional, enquanto o psicólogo foca na saúde mental e emocional.

Enquanto o curso de Terapia Ocupacional foca na reabilitação e na promoção de autonomia por meio de atividades práticas e adaptativas, ajudando o paciente a realizar atividades cotidianas, o curso de Psicologia é voltado para a compreensão dos aspectos emocionais e comportamentais dos indivíduos, abordando principalmente a saúde mental por meio de técnicas como terapia verbal, psicanálise e outras abordagens psicoterapêuticas, relata.

Leia mais: Caso você queira entender sobre as diferenças entre os cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia, confira a matéria da Revista Quero.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade