Comunicação e Marketing no FIAM FAAM
- Graduação
- 16 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 59,99

Como é o curso de Comunicação e Marketing no FIAM FAAM?
Comunicação e Marketing são áreas interligadas que atuam na forma como empresas, organizações ou pessoas transmitem mensagens e promovem produtos, serviços ou ideias para um público-alvo.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: 4 anos, em média
O que você vai aprender?
Narrativas E Produção Transmídia
Linguagens E Relações Estéticas
Vida E Carreira
Marketing, Branding E Prospecção De Mercado
Como é a faculdade FIAM FAAM
Resumo da faculdade
- mais de 5.000 alunos matriculados
- mais de 160 docentes
- 82 cursos de graduação e 196 de pós-graduação
- 391 unidades
Dúvidas mais frequentes
O FIAM-FAAM faz parte da rede internacional de educação Laureate, formada por mais de 80 instituições de ensino superior no mundo. A metodologia de ensino adotada pelo centro universitário foca bastante a preparação dos aluno para o mercado de trabalho, por isso possui programas de orientação de carreira e proporciona experiências internacionais e oportunidades para que os estudantes consigam um bom estágio ou emprego. Além disso, conta também com iniciativas em que os alunos possam colocar o aprendizado em prática e ainda prestar serviços à comunidade.
A FIAM-FAAM foi avaliada com nota 4, sendo o máximo 5, em dois indicadores do Ministério da Educação (MEC): Conceito Institucional (CI) e Conceito Institucional EaD (CI-EaD).
O curso de Comunicação e Marketing, seja na modalidade de bacharelado ou especialização, é focado em preparar profissionais para atuar estrategicamente na criação, gestão e divulgação de mensagens e campanhas que promovam marcas, produtos, serviços ou ideias.
No bacharelado, a formação é mais ampla e aprofundada, abordando conceitos fundamentais de comunicação, teorias do marketing, comportamento do consumidor, planejamento de campanhas, branding, marketing digital, mídias sociais, produção de conteúdo, pesquisa de mercado, comunicação corporativa, entre outras disciplinas.
O curso costuma combinar teoria e prática, com atividades que incluem estudos de caso, projetos, oficinas, estágios e desenvolvimento de portfólio. A duração geralmente varia entre 3 a 4 anos.
Já a especialização em Comunicação e Marketing é uma formação de pós-graduação destinada a quem já possui graduação e busca aprofundar conhecimentos específicos na área.
O foco está no desenvolvimento de competências estratégicas para planejar, executar e analisar ações de marketing integradas com comunicação, incluindo técnicas avançadas de marketing digital, análise de dados, gestão de marcas, comunicação institucional e publicidade.
A especialização costuma ter duração de 12 a 24 meses e oferece uma formação mais direcionada e prática.
Em ambos os casos, o curso prepara o profissional para atuar em diferentes setores, como agências de publicidade, empresas, consultorias, veículos de comunicação, setor público e startups, sempre com foco em comunicação estratégica e marketing eficaz.
Comunicação e Marketing são áreas interligadas que atuam na forma como empresas, organizações ou pessoas transmitem mensagens e promovem produtos, serviços ou ideias para um público-alvo.
Comunicação refere-se ao processo de criar, transmitir e interpretar mensagens, seja por meio de textos, imagens, vídeos, áudio ou outras formas. Ela envolve estratégias para garantir que a mensagem seja clara, eficaz e atinja as pessoas certas, considerando aspectos como o canal utilizado, o público e o contexto.
Marketing, por sua vez, é um conjunto de técnicas e estratégias voltadas para identificar necessidades do mercado, desenvolver produtos ou serviços que atendam a essas demandas e promover esses produtos para gerar valor e fidelizar clientes. O marketing inclui pesquisa de mercado, publicidade, vendas, branding, posicionamento de marca e relacionamento com o consumidor.
Quando combinadas, Comunicação e Marketing trabalham juntas para construir a imagem da marca, divulgar campanhas, influenciar o comportamento do consumidor e alcançar objetivos comerciais, utilizando diversas ferramentas como publicidade, redes sociais, assessoria de imprensa, eventos e outras ações promocionais.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Comunicação e Marketing