Engenharia de Soldagem na FMU
- Pós-graduação
- 8 meses
- 21 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 248,05

Como é o curso de Engenharia de Soldagem na FMU?
Engenharia de Soldagem é a área da engenharia que estuda e aplica processos de soldagem em materiais metálicos e não metálicos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: Em geral, até 2 anos
O que você vai aprender?
Desenho Técnico Aplicado À Engenharia
Ciência Dos Materiais
Engenharia Reversa E Prototipagem
Integração De Sistemas Cad / Cam / Cnc / Fms
Como é a faculdade FMU
Resumo da faculdade
- mais de 64.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 88 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
- 498 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FMU se diferencia por sua infraestrutura moderna, ideal para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus estudantes. A instituição conta com uma série de laboratórios, dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, além das Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas, que garantem a experiência prática e a prestação de serviços à comunidade.
Sua metodologia é outro destaque. De acordo com os dados da instituição, 70% dos estudantes formados na FMU encontram oportunidades no mercado de trabalho após formados, refletindo a eficácia do modelo de ensino.
Além disso, para eventos acadêmicos e institucionais, a universidade oferece auditórios modernos, com conforto e qualidade acústica para palestras, cerimônias e outros eventos. A infraestrutura é cuidadosamente planejada para garantir o melhor ambiente de aprendizagem para os alunos.
O curso de Engenharia de Soldagem forma engenheiros especializados no processo de união de materiais por soldagem.
Durante a formação, os estudantes se aprofundam nos diferentes métodos de soldagem, como soldagem a arco elétrico, soldagem a gás, soldagem por resistência, soldagem a laser e soldagem por ultrassom.
Além disso, aprendem sobre os materiais utilizados no processo de soldagem, suas propriedades físicas e químicas, e como essas propriedades afetam o desempenho das juntas soldadas.
A formação também inclui o estudo de técnicas de inspeção e controle de qualidade, para garantir que as juntas atendam aos padrões de segurança e desempenho estabelecidos pelas normas técnicas e regulamentações governamentais.
Os alunos são introduzidos, ainda, a softwares de simulação e modelagem computacional, que permitem a análise e otimização de processos de soldagem, bem como a previsão de potenciais defeitos e falhas nas juntas.
O curso é ofertado em nível de pós-graduação, com duração média de 2 anos, e pode ser realizado por engenheiros que já concluíram o percurso acadêmico inicial em áreas da Engenharia.
Engenharia de Soldagem é a área da engenharia que estuda e aplica processos de soldagem em materiais metálicos e não metálicos.
Suas práticas são adotadas para a produção de peças e estruturas em indústrias automobilísticas, navais, aeroespaciais, siderúrgicas e de energia.
Além disso, a área lida com o planejamento, a inspeção e o controle de qualidade dos processos de soldagem, garantindo que as estruturas atendam a padrões técnicos e de segurança.
Encontre bolsas de estudo para Engenharia de Soldagem