
Como arrumar um estágio?
João Marcondes | 03/04/25Em muitos cursos de graduação, o estágio é obrigatório e supervisionado, funcionando como um requisito para a conclusão da formação.
Chegou a hora de escolher qual faculdade fazer, mas você não tem a menor ideia? Calma!
Com estas três perguntas, você conseguirá avançar muito na sua decisão.
Imagine a sua vida de trabalho. Seja honesto consigo mesmo. Pense em algo que você gostaria de fazer todos os dias e naquilo que odiaria fazer.
Vou contar um pouco sobre mim. Isso pode te ajudar. Eu costumava pensar mais ou menos assim:
Assim, fica fácil perceber que eu quero ter um empreendimento e fazer algo por conta própria. Perceba as dicas que a sua vida tem te dado ao longo do tempo.
Quando você responder a isso, concentre-se naquilo que você se sente bem e o que não te deixa confortável em uma rotina de trabalho.
Escreva em um papel como você gostaria que fosse sua rotina de trabalho e comece a perceber que você sabe de muitas coisas que gosta e que não gosta, mas até então não tinha olhado para elas.
2. O que você mais tem dificuldade para fazer?
Eu tenho dificuldades em:
E você, quais são suas dificuldades? Você é mais de Humanas ou de Exatas? Detesta agitação ou gosta de um barulho? Vá se questionando!
3. O que você mais vê ou lê na internet?
Essa é boa! Existem alguns conteúdos que nos chamam mais atenção. Por exemplo, você segue e gosta de alguém que fala sobre cinema, música, organização, marketing, psicologia, artes, comunicação, alimentação, empreendedorismo?
Dê uma olhada no seu histórico do Youtube ou no seu navegador e comece a se perguntar o motivo de você assistir tanto a determinado tipo de vídeo. Isso pode te indicar algo, pode ser um começo.
Eu, por exemplo, vejo muitos vídeos sobre desenvolvimento pessoal, meditação, técnicas de negócios, psicologia, design… ou seja, sou totalmente de Humanas.
Nada é 100% garantido
Não existe garantia de que a faculdade escolhida será a certa. Às vezes, aquilo que você tem aptidão e facilidade não é o que você mais ama, mas você faz com gosto e vai quebrar o galho sem causar estresse por um tempo até você se encontrar.
Você não precisa se pressionar tanto para escolher. As coisas mudaram: novas profissões estão surgindo, o mercado vive mudando. Caso mude de ideia, você terá tempo e espaço para se reinventar. Muitas vezes, é só tentando mesmo.
Essas três questões vão te ajudar bastante a fazer um balanço mais preciso sobre aquilo que você tem mais inclinação para estudar e, consequentemente, desenvolver suas habilidades.
Siga mais a sua intuição. Se algo não sair como planejado, lembre-se de que tudo pode ser resolvido!