Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

4 cursos online e gratuitos para aprender Braille

Confira sites que ensinam o sistema braille como forma de promover a inclusão social

Segundo o IBGE, existem mais de 6,5 milhões de brasileiros com alguma deficiência visual. Desse total, mais de 500 mil são cegos e outros 6 milhões têm baixa visão. Uma das ferramentas que ajudam na inclusão dessas pessoas na sociedade é o sistema braille

braille
Computador adaptado com o sistema braille (Foto: depositphotos)

O que é o sistema braille?

O braille é um alfabeto tátil para pessoas cegas e com baixa visão que permite a escrita na maioria dos idiomas. Ele foi criado por volta de 1830 pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos 3 anos. Quando adulto, Louis aperfeiçoou o sistema de leitura tátil que antes era feito com letras costuradas em papel e pouco prático.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O sistema é formado por 63 pontos em relevo que formam diferentes combinações de um a seis pontos. O braille chegou ao Brasil em 1854, por meio de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego brasileiro e considerado “Patrono da educação de cegos no Brasil”. Na data, D. Pedro II fundou o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, que tinha como objetivo educação e profissionalização das pessoas com deficiência visual.

Acesso à educação e cidadania 

Hoje, o braille permite que uma parcela da população cega ou com baixa visão possa aprender a ler e escrever e exercitar sua cidadania. Graças ao sistema, essas pessoas podem atingir níveis mais altos de educação e têm mais oportunidades de emprego.

Leia: Dorina Nowill: educadora que lutou pela inclusão de deficientes visuais

Infelizmente, ainda é pequena parcela de pessoas que sabem ler e escrever em braille. Para mudar esse cenário, alguns sites oferecem gratuitamente o curso de braille para profissionais da educação e outras pessoas interessadas.

Sites para aprender braille

A Revista Quero selecionou 4 sites para aprender o sistema braille de forma online e gratuita. Confira!

Universidade de São Paulo

O curso online e gratuito foi desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e ensina o sistema braille para pessoas que veem entrarem no universo das pessoas cegas e de baixa visão. O acesso pode ser feito pelo site Braille Virtual.

Serviço Federal de Processamento de Dados

Visando a disseminação do sistema braille e tornar a inclusão social cada vez mais real, o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) oferece um curso à distância e gratuito sobre braille com emissão de certificado no final. A inscrição pode ser feita no site do SERPRO.

Fundação de Apoio à Escola Técnica

A Faetec disponibiliza de forma gratuita a apostila “Introdução ao Sistema Braille”. O material conta a história do braille e ensina a lógica desse sistema. Ela é voltada para especialização, treinamento e reciclagem de professores e usuários do sistema. A apostila está disponível neste site.

Cursos Grátis Online

O site oferece o curso de sistema braille de forma gratuita, o estudante só irá pagar o curso caso queira finalizá-lo e receber o certificado. O objetivo do curso é apresentar o sistema braille como forma de promover a inclusão social. A inscrição pode ser feita no site do Cursos Grátis Online.

Veja também: 13 plataformas de cursos online gratuitos

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações