Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

6 dicas para obter sucesso em seus estudos

por Beatrice Luz Pompeu em 04/05/17 4,5 mil visualizações

Na hora dos estudos, a organização é essencial. Organizar o tempo, as matérias, os conteúdos e as prioridades fazem toda diferença para alcançar o objetivo desejado, como, por exemplo, a aprovação em algum curso, passar de semestre, fazer o TCC, entre outras. Por exemplo, eu escolhi estudar Direito e, por ter muita teoria, é preciso muita disciplina nos estudos para dar conta de tudo.

Por isso darei 6 dicas para ajudar nos estudos e na sua vida acadêmica:

1. Crie uma rotina

Liste todos os seus afazeres! Isso te dará uma noção da quantidade de tarefas que precisam ser realizadas, além de não te deixar esquecer de nenhuma.

2. Organize o seu tempo

Que estudante que nunca reclamou de muita coisa para fazer em pouco tempo? Para ajudar, faça uma tabela com os horários de todo o seu dia, encaixando sua lista de rotina dentro dos horários e colocando o que precisa ser feito. Por exemplo, se for um trabalho acadêmico, coloque os prazos de entrega. Se você souber organizar o seu tempo, conseguirá cumprir todas as atividades e ainda pode sobrar tempo para outras coisas, como ler um livro.

Deixe essa tabela em um local visível, para olhar todos os dias e lembrar de destacar as prioridades.

3. Não deixa a matéria acumular

Muita atenção nessa dica! Uma forma de alcançar bons resultados nas provas, é estar com a matéria em dia. Por exemplo, hoje você teve aula da matéria “x”, no dia seguinte ou no mesmo dia (depende do período que você estuda), estude os conteúdos dessa matéria e faça exercícios de fixação, o que é super importante para aprender!

Com isso, na semana da prova você só precisará revisar e não precisará ficar estudando loucamente até horas antes da prova.

Na minha rotina, como agora estou estudando leis e códigos, estudo no dia seguinte que a aula foi ministrada. Quando não consigo, separo um dia no final de semana para estudar as aulas de todas as matérias dadas durante a semana.

4. Faça revisão dos conteúdos

Eu gosto de chamar isso de “folhinhas de estudo”! Na hora de estudar, faça em uma folha de caderno um resumo do conteúdo, destacando os pontos mais importantes e com as observações que precisam ser lembradas ou dicas dadas pelos professores.

5. Tenha um local de estudos

O local de estudos tem que ser de preferência arejado, iluminado e o mais reservado o possível (sei que não é tão fácil arranjar um lugar assim, ainda mais quem trabalha, mas tente chegar o mais próximo disso). Procure pela biblioteca ou a sala de estudos da sua faculdade.

Aqui na Estácio de São José, em Santa Catarina, temos à disposição a biblioteca com diversas obras literárias e também com um amplo espaço para estudo. Além disso, a faculdade também oferece sala especiais para quem quer estudar em grupo.

6. Tenha noção do seu limite

Todo estudante tem que conhecer o limite da sua mente e corpo. Afinal, estudar cansa sim! Por isso, fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou uma mesma coisa por horas e horas, pode sobrecarregar e atrapalhar o seu aprendizado.

Seguindo as dicas anteriores, você verá que não vai mais precisar se matar para dar conta do recado. Aproveite também para fazer uma atividade física que ajude a relaxar o seu corpo. Todo mundo sabe que universitário não tem o luxo de ficar doente, né?

Bom, apesar de parecer coisa de gente que gosta de tudo organizado, tenho certeza que essas dicas te ajudarão a obter os melhores resultados em sua vida acadêmica. Lembrando de que essas dicas servem também para quem tem uma rotina corrida entre trabalhar e estudar. Agora, mão na massa!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54