logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

6 livros para aprender sobre arquitetura & urbanismo

A arquitetura é um pouco de ciência e um pouco de arte. Quem nunca teve a chance de estudá-la pode pensar que é complexa demais para ser entendida. 

Mas algumas obras literárias nos dão a chance de ter uma dimensão melhor do que se trata e de tudo que aborda em seu estudo. As mesmas são utilizadas no ensino acadêmico, mas também podem ser boas companheiras do profissional já formado para toda a vida.

No texto a seguir nós indicamos a leitura de seis obras que realmente podem te ajudar a ficar mais próximo do incrível mundo da arquitetura

Por meio delas, você terá a chance de realizar uma “viagem” por todo o globo, descobrindo as mais incríveis soluções construtivas já inventadas desde a antiguidade clássica, passando pelo período medieval e modernidade até chegar à contemporaneidade. Confira:

livros de arquitetura e urbanismo

1. Breve História Da arquitetura

Não se engane pelo nome. Esta obra de Ramón Rodríguez Llera não tem nada de breve. São centenas de páginas dando um panorama completo sobre toda a história da arquitetura mundial, começando com as construções da Mesopotâmia e Egito até chegar às modernas obras construídas nos anos de 90 - como o famoso Museu Guggenheim – projeto do arquiteto Frank Gehry. 

Leia mais: Descubra se existe faculdade de arquitetura EaD

2. Arquitetura Brasileira

Agora, se o seu foco é aprender mais sobre tudo o que aconteceu especificamente no Brasil, indicamos este livro de Carlos A. C. Lemos. Ele é mais antigo, pode ser um pouco difícil de encontrar – a não ser em sebos ou bibliotecas -, mas vale a leitura. 

Ele dá um panorama completo das obras construídas em nosso território, desde o colonialismo até o modernismo. 

3. Arte de Projetar Em Arquitetura

O foco do trabalho de Peter Neufert, autor do livro, é mostrar, por meio de ilustrações muito bem detalhadas, quais são as dimensões básicas de equipamentos e circulações para os espaços que habitamos. 

O objetivo é esclarecer o que seria considerado ideal para o nosso conforto e segurança seja dentro das moradias, espaços de trabalho, estudo e lazer. A 'Arte de Projetar Em Arquitetura’ traz um compilado geral deste assunto.

4. Manual do Arquiteto Descalço

Este livro de Johan van Lengen é um manual de consultas; serve tanto para profissionais quanto para autodidatas. 

É uma obra completíssima, que descreve de forma sucinta, mas detalha por meio de desenhos aos mínimos detalhes, como são os diferentes sistemas construtivos adotados em engenharia de edifícios, paisagismo e mais.

Leia mais: Saiba quais são as áreas mais bem pagas da arquitetura 

5. História e Crítica da Arquitetura Moderna

Talvez, de todas as obras citadas nesta lista, este livro de Kenneth Frampton seja o mais complexo. Porém, sua leitura é de extrema importância para quem quer entender a Arquitetura, tanto que é utilizado nesta faculdade e em outros cursos, incluindo de pós-graduação. 

Ele é mais teórico, ou seja, com menos ilustrações. Mas nos oferece a oportunidade de refletirmos sobre a evolução no tempo e a importância do planejamento.

6. Urbanismo Ecológico

Por fim, não poderíamos deixar de citar o livro de Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty. Diante de todos os desafios que teremos para o futuro – sobretudo pós pandemia – devemos buscar melhores soluções de urbanismo. 

Esta obra nos ensina, por meio de imagens e diagramas, como as cidades podem ser mais sustentáveis, ecológicas e resilientes para futuras condições climáticas e crises de recursos naturais.

Vamos lá, escolha seu livro e comece a estudar agora mesmo!

Conteúdo produzido pela equipe Viva Decora.

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54