logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

7 mentiras que te contam sobre a faculdade

por Isabela Giordan em 01/04/19 1,4 mil visualizações

Ingressar no Ensino Superior é o sonho de muitas pessoas, afinal, desde pequenos somos questionados com "o que você quer ser quando crescer?" e muitas dessas profissões dependem de um curso superior.

Além disso, os números também comprovam o quanto ter um diploma pode ser vantajoso financeiramente. De acordo o Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, divulgado pelo Semesp - entidade que representa as mantenedoras do Ensino Superior, quem possui uma graduação tem a chance de aumentar o salário em até 237%


Entretanto, existem muitas coisas que estão no imaginário da população sobre estar na faculdade e que são errôneas. Por isso, no Dia da Mentira, a Revista Quero irá desvendar 9 coisas que te contam sobre a faculdade, mas que são mentira!

1. Você só estuda o que você gosta

Apesar do curso escolhido ser voltado para uma área em que você tem mais afeição, é bem provável que você irá esbarrar em matérias que nunca pensou em estudar (e que podem te desagradar). Por isso, fique atento à grade curricular do seu curso para estar preparado para quando esses tópicos surgirem. 

2. "É só estudar um dia antes da prova"

Este é um grande mito! Afinal, assim como no Ensino Médio, as provas fazem parte da avaliação, seja ela bimestral ou semestral, e podem te render uma dependência ou até mesmo uma reprovação. Uma dica para não sofrer em semana de prova é estudar, sempre que possível, ao longo do semestre. Assim, você não acumula matéria e não vai mal na prova por ter deixado tudo para a última hora.

3. "Mas você só estuda?"

Esse é um mantra que todo estudante tem que repetir diariamente: estudar não é pouca coisa e pode cansar no mesmo tanto que um trabalho formal. Aliás, durante os estudos, você está dando muito da sua carga mental e emocional para lidar com os conflitos da graduação. 

Obviamente, algumas pessoas conseguem (ou são obrigadas) a trabalhar durante o curso, mas, caso você não seja um deles, não se sinta pressionado ou sentindo que faz pouca coisa, pois isso é mentira.

4. Você não vai ter tempo para nada

Apesar do tópico acima, se você for alguém organizado, sempre haverá tempo para encaixar outras atividades na sua rotina. Seja ela um grupo de estudo, estágio ou até mesmo o emprego formal. Tudo depende da sua organização. 

5. Faculdade é só festa 

Essa é uma mentira que muitos gostariam que fosse verdade, mas, infelizmente, não é. Apesar do que é retratado em muitos filmes, a graduação pode ser um período com mais agitações, mas não é só isso. São poucos aqueles que estão na faculdade apenas para festejar. 

6. As matérias EaD são as mais fáceis do curso

Esse é um dos maiores mitos dos cursos e matérias na modalidade de Educação a Distância (EaD). Por exigir responsabilidade e organização, estudar por meio de um computador pode ser bem mais desafiante do que você imagina.

7. Faculdade é só para quem tem dinheiro

Esse mito já caiu por terra faz tempo (ainda bem). Ter acesso ao Ensino Superior não é algo que é possível apenas aqueles que possuem uma boa vida financeira. Graças às políticas de ação afirmativa, muitas pessoas que antes não tinham chance de conseguir uma vaga em uma universidade pública, agora conseguem concorrer em pé de igualdade. 

E, além disso, com o Quero Bolsa entrar em uma boa faculdade por um preço acessível também se torna possível, mesmo para aqueles que não se encaixam nos pré-requisitos de cotas sociais e raciais. Afinal, mais de 400 mil alunos ingressaram na graduação com o auxílio dessa plataforma que possui mais parceria com mais de 1300 instituições em todo o Brasil. 

Ficou interessado? É só ligar no 0800 941 3000 (é gratuito) e um Guia da Faculdade irá te ajudar

Você já está na faculdade? Qual foi a maior mentira que te contaram antes de você começar a estudar? Conte nos comentário para a gente! :)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54