Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

A forma como a natureza se relaciona com a Fotografia

por Ricardo Rezende em 07/01/19 210 visualizações

Desde o princípio, os temas relacionados à natureza foram bastante abordados tanto por fotógrafos profissionais como por amadores. O fotógrafo amador tem especial predileção por esse tema, pois desde o primeiro instante fica impressionado com a grandiosidade que se manifesta perante aos seus olhos: o verde, os animais, as aves, o barulho das águas… Tudo encanta.

Alunos do curso superior de tecnologia em Fotografia EaD da Universidade de Franca (Unifran) passaram a ver a natureza de outra forma através dessa abordagem.

Com o advento da fotografia colorida e das objetivas que equipam as câmeras, como grande angulares e teleobjetivas, a Fotografia de Natureza ganhou um enorme destaque em suas mais diversas formas de expressão. O homem passou a enxergar formas, luzes e nuances, cores das folhas, as tonalidades do crepúsculo, o azul dos mares e uma infinita gama de elementos à sua volta.

A Fotografia de Natureza é uma área muito procurada entre fotógrafos (Reprodução)

No final do século XIX e começo do século XX, as fotografias de animais fizeram muito sucesso, principalmente porque passaram a ser impressas em cartões postais. Mas a maior parte dessas fotos eram de animais domésticos. Com a criação das teleobjetivas (lentes que trazem uma imagem distante para perto), o homem passou a se aventurar por locais como savanas, parques nacionais e florestas, a fim de obter imagens de animais dos quais a aproximação não era uma tarefa segura.

Na Fotografia profissional, o fotógrafo deve ser paciente, pois deve esperar o momento certo para obter o enquadramento desejado. O clima, o ângulo do sol, a chuva e os próprios animais não estão sempre no local na hora propícia em que se deseja fotografar - é necessário esperar.

O fotógrafo também deve ser humilde. No caso de estar tirando fotos de animais, é preciso lembrar que está se embrenhando num ambiente onde eles vivem. Portanto, deve ser cauteloso e saber a hora de se retirar.

Deve-se ter domínio da técnica: saber usar com precisão o equipamento que está em suas mãos, tendo um olhar ágil para não perder nenhum detalhe daquilo que está à sua volta. É necessário ter acuidade visual, ou seja, estar atento às tonalidades e cores da paisagem.

Outra coisa importante é o preparo físico. Muitas vezes, o profissional entrará em locais onde terá que fazer longas caminhadas ou subidas por terra, pisando em pedregulhos, lama, etc. Terá que se aventurar durante horas no meio de uma mata ou outras travessias, não esquecendo que na maioria das vezes ele estará levando uma bagagem com todo o equipamento necessário, inclusive o tripé.

As fotos de natureza não são usadas somente para destacar a beleza. Elas têm inúmeras funções importantes. Servem para mostrar locais onde a maioria das pessoas nunca poderão conhecer pessoalmente. Têm uma função didática, muito usada em livros escolares e enciclopédias e também servem para alertar a sociedade sobre crimes ecológicos, como devastação de matas, incêndios, animais que correm risco de extinção, entre outros problemas.

O intuito deste texto não é fazer você sair por aí, entrar no meio do mato ou em locais desertos para tirar boas fotos. Procure começar a tirar fotos de sua rua, do seu espaço, de modo a não correr nenhum risco, pois existem situações que temos de levar em conta, como foi falado acima. Procure visualizar as fotos da natureza em livros e revistas, já é um bom começo.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54