Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Ainda dá para usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo?

por Mathias Sallit em 14/02/20

O encerramento das inscrições do Fies, nesta sexta-feira (14), marca o fim de um período em que milhões de estudantes brasileiros dedicam suas atenções para entrar em uma universidade usando algum programa do governo.

Todos eles - Sisu, Prouni e Fies - são acessados pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve como processo seletivo para faculdades públicas e para obter bolsas de estudo e financiamentos de faculdades particulares de todo o país.

Ainda dá para usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo - REVISTA QUERO

Mesmo após o fim das inscrições e a divulgação dos resultados e segundas chamadas, ainda há estudantes que procuram por uma universidade. Muitos também fizeram a prova do Enem no ano passado e continuam com a pretensão de começar um curso neste semestre.

Há diversas razões para que alguns alunos ainda não tenham utilizado a nota do Enem para tentar ingressar na faculdade. Perda de prazos de inscrição ou nota insuficiente para aprovação são só alguns dos motivos. Há quem deixe para pensar nisso apenas depois das festas de Carnaval, não é?

Por tantos fatores, há muitas buscas por vagas em universidades mesmo após a época das inscrições e resultados dos programas do governo. Esse período marca os últimos momentos em que estudantes terão a oportunidade de começar o curso ainda no primeiro semestre.

Caso contrário, apenas no segundo semestre, em agosto, ou até no ano que vem, a depender da faculdade - algumas não abrem turmas para todos os cursos no segundo período do ano.

Ainda dá para usar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo?

Não são todos que sabem, mas ainda é possível usar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo que reduzem os valores das mensalidades das graduações. 

Há diversas universidades que ainda contam com matrículas abertas para o primeiro semestre e continuam com vagas para ingresso usando bolsas de estudo ainda no início do ano. Os cursos são os mais diversos, inclusive com vagas em cursos dos mais tradicionais, como Engenharias, Direito e Medicina.

Algumas instituições também aceitam a nota do Enem dos anos anteriores como forma de ingresso, ou seja, não necessariamente apenas o último exame aplicado pelo MEC.

Qual é a nota do Enem necessária para conseguir uma vaga?

A pontuação do Enem necessária para a aprovação varia de acordo com cada universidade e cada curso. Uma média de 450 no Enem costuma ser suficiente para que um candidato possa se inscrever para uma vaga na faculdade. Mas as notas dependem das instituições e da concorrência pelas vagas, por isso não existe um padrão.

Leia também: Fui mal no enem, e agora?

Quais universidades ainda aceitam a nota do Enem?

Cursos de graduação em universidades de todo o país ainda seguem com suas matrículas abertas e com bolsas de estudos que atraem os candidatos para essas vagas.

As instituições continuam recebendo estudantes para o início do semestre letivo. Na lista abaixo, algumas universidades onde ainda é possível ingressar usando a nota do Enem.

Diferentemente dos programas do governo, não há critérios socioeconômicos para que um estudante possa aplicar para a bolsa. Ao clicar no botão abaixo, é possível conferir os cursos que ainda possuem bolsas para esse semestre.

Vagas na faculdade

Ao clicar no botão abaixo, é possível conferir os cursos que ainda possuem bolsas para esse semestre.

Veja a lista: 50 universidades com bolsas de estudo que aceitam nota do Enem

Dá para entrar na faculdade sem ter feito o Enem?

Por mais que o Enem seja o principal meio para que estudantes acessem o Ensino Superior brasileiro, fazer o exame não é necessariamente obrigatório para entrar na faculdade.

Saiba o que fazer para entrar na faculdade mesmo sem ter feito o Enem
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54