Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Artes Cênicas: o que esperar do curso?

por Giovana Murça em 29/03/19 490 visualizações

Nesse mês é comemorado, no dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro e Dia do Ator Profissional. A data foi dedicada à galera dos palcos em 1961, pelo Instituto Internacional de Teatro da Unesco para lembrar a importância da arte teatral em todos os países do mundo.

Se você também pensa em, literalmente, atuar nessa carreira, conheça mais sobre o curso de Artes Cênicas!

Leia também: Além das Artes Cênicas: cursos para quem quer trabalhar na área artística  

O curso de Artes Cênicas ou Teatro forma profissionais capacitados para trabalhar na criação, direção, montagem e interpretação de peças teatrais, filmes, programas de TV ou rádio e estúdios de dublagem.


“O objetivo do curso é desenvolver no estudante competências que dialoguem com o que há de mais amplo nas diferentes áreas de atuação, seja concebendo, dirigindo ou mesmo empreendendo o seu próprio projeto artístico”, explicam os coordenadores do curso de Artes Cênicas do Centro Universitário Celso Lisboa, João Marcelo Pallottino e Karina Lisboa.

Áreas de atuação

O primeiro profissional que nos vem a cabeça quando falamos em teatro é o ator, mas as possibilidades de carreiras são diversas. Os profissionais de Artes Cênicas também podem diretores, produtores, cenógrafos, dramaturgos (escritores de peças de teatro), dubladores críticos e professores, caso façam o curso de licenciatura.

Essa gama de possibilidades é o que mais anima o estudante Matheus Dionisio, da Universidade de São Paulo (USP): “Sou bacharelando em interpretação teatral, mas o curso me permite estudar licenciatura, direção teatral, cenografia, indumentária, dramaturgia, teoria e música”.

Leia também: 8 cursos para quem gosta de artes

Tipos de curso

Existem três tipos de cursos para quem deseja se tornar um profissional do Teatro: bacharelado, licenciatura e técnico. Os três habilitam o profissional a retirar seu Registro Profissional de ator e fazer parte do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED), que regulamenta a profissão no Brasil.

Bacharelado

A graduação em bacharel e licenciatura de Artes Cênicas é oferecido em universidades e dura em média 4 anos. E se você pensa que curso só terá aulas tradicionais, com apresentações de slide que dão sono, pode se preparar para um curso muito dinâmico.

Os alunos, geralmente, trabalham em equipe com exercícios baseados em casos e situações reais, assim como no mercado de trabalho. Os coordenadores João Marcelo e Karina exemplificam: “Inspirados no coworking, aqui os alunos criam projetos, resolvem problemas, desenvolvem habilidades e aprimoram competências”.

Matheus Dionisio durante apresentação. O estudante faz Teatro desde os 7 anos e não se vê exercendo outra profissão (Foto: Arquivo pessoal)

Na USP, o estudante Matheus Dionisio assegura que os ingressantes podem esperar um curso com “muita pesquisa, tanto artística como acadêmica, e muito trabalho com o corpo, com a voz, com o ‘entrar em cena’”.

Licenciatura 

Aos que desejam ser professores de artes, uma boa notícia: o ensino de arte é um dos negócios mais promissores para 2019, segundo levantamento do Sebrae do Distrito Federal. Para seguir a carreira acadêmica, é necessário fazer o curso na modalidade licenciatura, que inclui disciplinas pedagógicas e estágio obrigatório de 400 horas.

Curso técnico

O curso técnico é mais rápido, com duração média de 2 anos. Barbara Vitagliano termina o curso técnico esse ano e já planeja fazer seu bacharelado no próximo. A estudante escolheu fazer o curso técnico antes do curso superior para ter uma noção do curso e já adquirir algumas técnicas e habilidades necessárias.

“Escolhi Artes Cênicas por acreditar ser uma porta para realizar meu sonho de seguir a carreira de direção cinematográfica”, conta Bárbara (Foto: divulgação/Academia de Cinema Hollywood)

Para iniciar o curso superior em Artes Cênicas não é necessário ter o curso técnico, mas o conhecimento e experiência prévios podem ajudar. “As aulas estão sendo bem explicativas para quem está começando”, comenta Lucas Queiroz, aluno do Celso Lisboa.

Já na opinião do estudante João Victor Bertolini, da Universidade Sagrado Coração, um curso técnico antes da graduação fez falta: “Se eu tivesse feito um curso técnico antes, seria muito mais fácil de me expressar agora”.

Lucas Queiroz (de vermelho) durante evento da turma de Artes Cênicas no Celso Lisboa (Foto: Divulgação/Centro Universitário Celso Lisboa)

Durante o curso superior, além das disciplinas básicas e práticas de artes e teatro, como encenação e produção teatral, o aluno estuda música, dança, literatura, história, ética, comunicação e estética. Também são desenvolvidos diversos projetos ao longo do curso para o estudante deixar a timidez de lado e colocar a criatividade em prática.

Falta valorização

Infelizmente, não são todas as pessoas que valorizam o teatro como ele merece! Essa é a maior dificuldade em relação ao curso para a maioria dos entrevistados. “Temos pouco reconhecimento de nossa área perante outros cursos e no mercado”, lamenta Enzo Gutierres, aluno da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Enzo Gutierres está no 1º de Teatro na Universidade Estadual de Londrina (UEL) (Foto: Arquivo pessoal)

Os alunos de universidades públicas ainda enfatizam as dificuldades vindas da falta de investimento público nas instituições. “A precarização na USP e descaso dos últimos governos me surpreendeu”, confessa Matheus Dionisio.

O espetáculo não pode parar

Pensando na falta de investimento e valorização, as instituições de ensino se preocupam em preparar um profissional cada vez mais completo. “Nosso intuito é formar um artista performer, que pode atuar em todos os segmentos artísticos, inclusive desenvolvendo neles também uma veia empreendedora, já que no Brasil muitas vezes não há patrocínio”, explica a coordenação do Celso Lisboa.

Apesar da pouca valorização, o amor pela arte é o que une os futuros profissionais de Artes Cênicas. "Escolhi o curso para ser um instrumento da arte e e transmitir emoção e sentimento às pessoas", conclui Enzo Gutierres.


Quero Bolsa

Pensando em cursar Teatro por um preço bacana? O Quero Bolsa te ajuda! São  bolsas de até 80% em mais de 20 mil cursos! É só clicar no retângulo verde ou ligar no 0800 123 2222 ;)

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54