Neste artigo, vim falar sobre as principais (e mais interessantes) matérias no 5º semestre do curso de Farmácia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), período que estou cursando no momento. Ele representa a metade do curso, que possui dez semestres.
Neste atual, existem muitas disciplinas de base, que irão dar suporte para as disciplinas específicas, como por exemplo a Bioquímica II, Bioestatística, Imunologia e a Biologia Molecular. Entre as disciplinas específicas estão a Farmacologia Aplicada II e a Deontologia e Legislação Farmacêutica. Resolvi trazer para vocês um compilado com algumas das mais interessantes, em minha opinião, neste semestre. Vamos lá!

Nesta disciplina (que é a continuação da Farmacologia Aplicada I, presente na grade do 4º semestre), fazemos um estudo aprofundado a respeito das classes de medicamentos e os fármacos de cada classe. Aprendemos os mecanismos de ação, indicação, efeitos adversos, etc. São quatro créditos de aulas teóricas de uma das matérias mais importantes do curso. Para se dar bem em Farmacologia Aplicada II, é necessário ter bastante conhecimento em Fisiologia, Patologia e, claro, Farmacologia Aplicada I.
Essa disciplina conta com duas aulas teóricas e duas aulas práticas em laboratório. Durante as aulas é estudado como funciona sistema imunológico do corpo humano, as principais células que o compõem, as doenças autoimunes, etc. Tanto as aulas práticas quanto as teóricas são muito dinâmicas, com participação ativa do aluno a fim de deixar o conteúdo mais leve e a facilitar a aprendizagem.
Trata-se da continuação da Microbiologia Geral dada no 4º semestre, porém com um enfoque maior para as patologias que os microrganismos podem causar no ser humano. São estudados os principais agentes patogênicos, suas respectivas patogenias e diagnóstico clínico laboratorial e epidemiológico de infecções. A disciplina possui quatro créditos, sendo duas aulas teóricas e duas práticas.