logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Aula de Libras: como está sendo a minha experiência na faculdade

por Thais Liduvino em 22/05/18 520 visualizações

O meu terceiro semestre no curso de Letras da Faculdade Sumaré tem contado com uma experiência bastante enriquecedora: a aula de Libras, Língua Brasileira de Sinais, formas de gestos utilizadas por deficientes auditivos para a comunicação e uma linguagem que conscientiza futuros professores sobre a relevância da inclusão.

O que aprender exatamente em uma aula de Libras

A professora responsável por essas aulas, Ana Lídia Bastos, é extremamente dinâmica e ministra aulas de uma maneira bastante alegre e dinâmica. Muito bem-humorada, ela leva a primeira aula de sexta-feira com inteligência e sempre se certifica de que todos estão realmente absorvendo o conteúdo profundamente. Detalhe: ela é surda e usa aparelho, mas sua habilidade em ler lábios a ajuda muito mais a dar as aulas do que o aparelho usado.

A parte prática sempre está presente. Além disso, temos atividades como trabalhos e dinâmicas em classe que ajudam cada aluno a aprender muito bem as Libras. Eu tenho amado essa oportunidade. Achei que não conseguiria porque não tenho a melhor coordenação motora e expressão facial, mas a vontade e consciência da importância da linguagem fazem com que eu supere as dificuldades.

O verdadeiro aprendizado em uma aula de Libras

Isso tudo vira privilégio perto do que a Cleide Felisberto, nossa colega de turma, vive. Ela é cega, barreira muito mais difícil de superar do que coordenação motora ou expressão facial. Mas, tem persistido com muita força de vontade. O ledor, Joel Lira Castelo Branco Júnior, faz os gestos com as próprias mãos para que ela faça o tateamento nele e aprenda por meio das mãos dele.

Cleide e Joel em uma das oportunidades de aprendizado

O aprendizado já foi grande, pois ela até já apresentou um teatro em grupo com os gestos do alfabeto. É inspirador, no mínimo.

E na sua instituição? Como funciona a iniciativa ao aprendizado de Libras? Também tem o recurso do ledor para cegos? Conte para a gente nos comentários!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54