+ Quem organiza uma Copa do Mundo? Veja 10 profissões por trás do maior evento esportivo do planeta
Tem aula na faculdade em dia de jogo do Brasil na Copa?
Na maioria dos casos, sim, exceto quando a própria faculdade ou universidade emite um comunicado cancelando as aulas naquele período.
Isso porque os jogos do Brasil na Copa do Mundo não são considerados feriados nacionais, o que significa que não existe uma determinação legal para suspender as aulas em faculdades e universidades.
Assim, cada instituição tem autonomia para decidir como organizar seu calendário acadêmico durante o torneio. Algumas mantêm as aulas normalmente, enquanto outras optam por adotar outras medidas, como:
- Suspensão das aulas durante o horário do jogo;
- Liberação antecipada dos estudantes;
- Encerramento das atividades antes da partida;
- Substituição da aula presencial por atividades online;
- Reposição posterior da carga horária;
- Transmissão dos jogos em telões dentro do campus.
Na Copa do Mundo de 2026, os jogos da fase de grupos do Brasil acontecerão nos seguintes horários (horário de Brasília):
- Brasil x Marrocos — 13 de junho (sábado), às 19h;
- Brasil x Haiti — 19 de junho (sexta-feira), às 21h30;
- Escócia x Brasil — 24 de junho (quarta-feira), às 19h.
Como as partidas ocorrem no período da noite, o impacto tende a ser maior para cursos presenciais noturnos.
Saiba mais: Jogo do Brasil na Copa do Mundo é ponto facultativo?
Algumas universidades já divulgaram orientações específicas. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por exemplo, informou a liberação das aulas noturnas no dia 19 de junho e o encerramento das atividades a partir das 17h no dia 24 de junho.
Já a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) determinou o encerramento das atividades às 17h nos jogos que começam após as 18h.
Outras instituições ainda aguardam definições internas ou orientações dos órgãos responsáveis antes de divulgar seus calendários.