Base Nacional Comum Curricular é aprovada; saiba tudo sobre a BNCC
BNCC Ensino Médio foi pelo CNE na última terça-feira (04); Português e Matemática serão os principais conhecimentos
Na última terça-feira (04), foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que servirá de orientação para escolas públicas e privadas de Ensino Médio.
A votação, que contou com 18 votos a favor e duas abstenções, foi a última etapa do processo antes de sua homologação. É esperado que o documento seja implementado em todas as escolas até 2022.
O que é a BNCC?
Prevista desde 2014 pelo Plano Nacional de Educação (PNE), documento com diretrizes e estratégias para ampliar até 2024 o acesso da Educação Infantil ao Superior no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular foi desenvolvido para servir como uma “orientação” para professores e coordenadores de escolas de Ensino Básico .
A primeira versão do documento foi publicada em 2015 e ficou durante seis meses para consulta pública. Depois disso, com a contribuição pública, foram criadas três outras versões, além de culminar na decisão que o projeto seria dividido em duas partes: Educação Infantil/Ensino Fundamental e Ensino Médio.
BNCC Educação Infantil/Ensino Fundamental
A primeira a ser finalizada é a BNCC Educação Infantil/Ensino Fundamental, que foi aprovada em dezembro de 2017, quando foi aceita pelo CNE, sendo que algumas das principais mudanças foram:
– Inclusão do Ensino Religioso (inicialmente, o Ensino Religioso havia sido retirado do documento, porém, após diversas discussões, voltaram atrás na decisão);
– Alfabetização antecipada;
– Língua inglesa obrigatória;
– Uso de tecnologias para aprendizagem.
BNCC Ensino Médio
Foi apenas após o fim do processo da BNCC Educação Infantil/Ensino Fundamental, que o Ministério da Educação (MEC) voltou a falar da BNCC Ensino Médio.
No primeiro quadrimestre de 2018, foi entregue a última versão da Base. Após isso, o documento passou por audiências públicas em cinco cidades do País.
Apesar de diversos protestos durante as audiências públicas, o CNE decidiu aprovar o documento final em dezembro de 2018 e, após a homologação pelo MEC, a BNCC Ensino Médio deverá ser adotado por todas as escolas de Ensino Médio até 2022.
Alguns dos principais pontos desse BNCC são:
– Português e matemática serão as únicas matérias com carga horária obrigatória nos três anos do Ensino Médio;
– As outras matérias e áreas de conhecimento poderão ser distribuídas no decorrer dos três anos do Ensino Médio, sendo que elas podem ser concentradas em apenas um ano.
Em entrevista ao G1, Eduardo Deschamps, presidente da comissão da BNCC no CNE, o aluno agora desenvolverá um conhecimento mais interdisciplinar.
[curricular] deixa de ser estanque e passa a ser mais focada no cotidiano”, afirmou Deschamps.“Em vez de estudar especificamente uma disciplina de física ou química, eu posso tratar de um problema de matemática e meio ambiente, aplicar os conhecimentos conjugados. A organização
Além disso, a nova BNCC Ensino Médio deve ir de encontro com as diretrizes curriculares decididas em novembro deste ano. Nelas, o CNE decidiu que as instituições de ensino poderiam escolher 40% da carga do Ensino Médio, porém o restante deve seguir as orientações da BNCC.